
No mês das crianças, o canal do Sesc Santo André no Youtube, traz cultura e diversão para os pequenos sempre aos sábados, às 16h30. A programação conta com a continuação dos episódios da websérie Teatro de Animação e a contação de histórias de deuses e deusas yorubás com a Mitologia dos Orixás.
PROGRAMAÇÃO
No dia 12 de outubro às 16h30, em homenagem ao dia das crianças, vai ao ar Os Caminhos de Laia, um teatro de bonecos que conta a história de Laia, uma garotinha que se perde de seu cão e percorre ruas e praças buscando-o.
Nos sábados 02 e 16, a Mitologia dos Orixás traz uma experiência narrativa sensorial onde as histórias das Yabás, Nanã, Iemanjá, Iansã e Oxum convidam os pequenos a visitarem seus reinos na natureza. A contação de histórias a partir de uma visão afro-centrada da primeira infância colaboram para a desmistificação dos preconceitos que prejudicam o conhecimento dessas mitologias.
Nos sábados 09, 23 e 30, vão ao ar três episódios do Teatro de Animação ou teatro de formas animadas, um gênero teatral que compreende diversas técnicas, como animação de bonecos, objetos e sombras, dentre outras. Na websérie, diversos artistas apresentam um divertido panorama desse gênero tão interessante e, ao mesmo tempo, intimamente relacionado com a linguagem audiovisual.
Mitologia dos Orixás
com Agbalá Conto
Dias 2 e 16 de outubro, sábados, às 16h30
Sinopse: Narrativas que contam a origem dos deuses e deusas yorubás, nutrindo imaginários e exaltando suas sabedorias, danças, aventuras e belezas. A partir de uma visão afro-centrada da primeira infância, as histórias colaboram para a desmistificação dos preconceitos que coíbem o conhecimento dessas mitologias. Mitologia dos Orixás apresenta as contações de histórias “No reino das Yabás”, no dia 02/10; e “Os Oborós – deuses, reis e heróis”, no dia 16/10.
Agbalá Conta é um Núcleo de pesquisa e criação de Narrativas Pretas, fundado em 2010 por Giselda Perê com o objetivo de dar visibilidade às histórias das nossas ancestralidades pretas. Agbalá Conta é uma cabaça mágica que guarda todas as histórias das nossas ancestralidades pretas, quando encantada ela se abre e revela histórias que valorizam nossa identidade e nossas histórias de origem, devolvendo a dignidade, a humanidade, a sabedoria, e as belezas contidas em nossas heranças ancestrais.
Websérie: Teatro de Animação
A espera
com Cia. Polichinelo de Teatro de Bonecos
Dia 9 de outubro, sábado, às 16h30
Sinopse: “A espera” fala do nascimento de um bebê, porém sob uma visão mais fantasiosa deste acontecimento, onde a chegada de uma personagem muito importante é aguardada. Enquanto ela não vem, a mulher cuida de seu jardim, especialmente de uma flor.
A Cia. Polichinelo é, em sua essência, uma companhia dedicada ao teatro, e como tal, procura um diálogo com seu público por meio de espetáculos teatrais contemporâneos, com situações dramáticas que exploram todos os sentimentos humanos, como humor, medo, alegria ou saudade, buscando para isso aprimorar-se sempre com a proximidade de profissionais de relevância no campo dos títeres, estejam eles no Brasil ou mesmo no exterior.
Os Caminhos de Laia
com Cia. Tu Mateixa Marionetes
Dia 12 de outubro, terça-feira, às 16h30
Sinopse: Laia se perde de seu cão e percorre ruas e praças buscando-o. No caminho, encontra diversas personagens marionetes pela cidade.
Desde 2015 sediada em SãoPaulo, a Cia. Tu Mateixa Marionetes foi fundada por Júlia Barnabé, marionetista, palhaça, atriz e produtora. Criada a partir da confluência entre as linguagens de bonecos, teatro físico, circo e humor, a Cia. leva o nome catalão “tu mateixa” que significa “você mesma”, uma vez que as marionetes e a cenografia são construídas à mão, em madeira, pela artista que também assina a dramaturgia autoral de seus espetáculos.
QuarenTina: A Quarentena de Tina
com Grupo Girino
Dia 23 de outubro, sábado, às 16h30
Sinopse: “QuarenTina: A Quarentena da Tina” é uma experiência cênica para vídeo nas técnicas de manipulação direta de bonecos. Na história, Tina é uma garota de 8 anos que está em isolamento social com sua família. O vídeo busca incentivar práticas criativas nesse momento delicado de pandemia. A história valoriza o poder lúdico da imaginação, promovendo brincadeiras que podem ser realizadas dentro de casa.
Grupo Girino é uma das principais companhias de Teatro de Bonecos do país, desenvolve projetos de espetáculos, oficinas, publicações, vídeos, materiais pedagógicos e festival. Fundado em 2006, montou 13 espetáculos e circulou por centenas de festivais nacionais e internacionais. Um importante eixo norteador da Companhia é o desenvolvimento de projetos educativos e de formação artística.
Um Dia Comum
com Fios de Sombra
Dia 30 de outubro, sábado, às 16h30
Sinopse: No cotidiano a sombra se tornou algo sem importância, que apenas nos segue e nos imita em nossas tarefas diárias mesmo depois que o sol se esconde e nos recolhemos as nossas casas. Mas o que aconteceria se um dia acordássemos e as sombras fossem as verdadeiras protagonistas desse universo?
Fios de Sombra é uma companhia teatral especialista em teatro de animação com ênfase no teatro de sombras. Composta atualmente pelo diretor artístico Lucas Rodrigues e pela bailarina e atriz Paloma Barreto, surgiu da parceria de trabalho de pesquisa e atuação com o diretor e dramaturgo uruguaio Rafael Curci nas montagens dos espetáculos “Anjo de Papel” e “Cinza”. Com dez anos de trajetória, o grupo já esteve presente em centenas de cidades, por diversos estados, em quatro das cinco regiões brasileiras com destacadas participações nos principais festivais, mostras e projetos de difusão desta linguagem no país.