
A Universidade Federal do ABC (UFABC) chega, neste sábado (11/9), a seu 15º ano de jornada em ensino, pesquisa e extensão. Desde 2006, a instituição concedeu 12.685 títulos de graduação, 2.456 de mestrado e 472 de doutorado. Atualmente, conta com mais de 14 mil alunos na graduação e 1700 em cursos de pós-graduação stricto-sensu, divididos nos seus dois campi de Santo André e São Bernardo.
Diversos eventos virtuais marcam a passagem desse aniversário da primeira instituição pública de ensino superior a se instalar na Região do ABC. As iniciativas alusivas à passagem dessa década e meia de desenvolvimento em ensino, pesquisa e extensão têm como principais ações: realização do III Congresso da UFABC; apresentações de registros históricos, sociais e culturais da trajetória da Universidade; homenagens a personagens que integram a história da instituição e lançamento de vídeo institucional.
Setembro – 15 anos da UFABC
III Congresso da UFABC (de 13 a 24)
A edição deste ano tem como mote #ConstruindoTrajetóriasTransformadoras. Os encontros
abordarão a transformação social da UnΩiversidade ao longo dos últimos 15 anos, com reflexões sobre o passado, realidade presente e as rotas para um futuro cada vez mais promissor, inclusivo e de excelência.
Títulos de Doutora Honoris Causa (dia 21)
Concessão das homenagens em cerimônia virtual à escritora, editora e ativista cultural da Região do ABC Dalila Isabel Agrela Teles Veras e à professora e ativista dos movimentos das mulheres negras e feminista Matilde Ribeiro, ministra-chefe da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial entre 2003 e 2008.
Mais informações – Página internet de 15 anos da UFABC (ufabc.edu.br/15anos)
Inclui a programação de eventos, textos, galeria de imagens, depoimentos e apresentação de homenagens. Há também conteúdos alusivos à história da UFABC.