Um jovem trabalhador, atencioso com a família, caseiro e que adorava música; assim a família descreve Miguel Haidamus Mendonça, de 19 anos, que faleceu no sábado (17/07) em virtude de um acidente ocorrido no viaduto da avenida Prestes Maia, em Diadema, sobre a Rodovia dos Imigrantes.
O jovem trafegava pela área restrita a pedestres, que é cercada por uma mureta de concreto, mas isso não foi suficiente para protegê-lo de um carro desgovernado que subiu na defensa atingindo ele e outro rapaz, que escapou com vida.
Passavam poucos minutos das 13 horas de sábado quando Miguel e um colega de trabalho caminhavam pela avenida Prestes Mais como faziam todos os dias depois do trabalho. Ele morava com a família no Jardim das Nações e a travessia do viaduto era seu caminho rotineiro. Os dois foram atingidos pelo veículo que subiu na mureta de concreto e ficou preso no espaço destinado a pedestres.
O motorista do carro não se feriu. O grave acidente interditou parte do viaduto por praticamente toda a tarde; o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) socorreu as vítimas sendo que Miguel, que estava em estado mais grave, foi levado para o Hospital Estadual Serraria, onde faleceu, seu colega, com fraturas e escoriações, foi levado para o Hospital Público de Diadema e já teve alta.
A irmã de Miguel, Barbara Haidamus Mendonça, contou que o irmão era um jovem alegre, amante da música, estudava inglês e trabalhava desde muito jovem. “Ele não era de sair, era muito caseiro, muito família. A paixão dele era a música, ele tocava e cantava, na rede social dele tem vários vídeos dele cantando”, relembra a irmã. Outra paixão do jovem era correr, a irmã lembra que ele corria todos os dias por volta das 6h da manhã. Miguel era um dos quatro filhos da família. Ele foi sepultado no Cemitério Vale da Paz no domingo (18/07).
A polícia instaurou inquérito para apurar o caso que foi registrado como homicídio culposo pelo delegado Gabriel Hartfiel Franciscon, do 3° Distrito Policial de Diadema. O motorista disse à polícia que perdeu o controle do seu Golf Variant em uma curva e acabou subindo no guard-rail e vindo a tombar para o lado direito. O motorista disse ainda que só soube que havia atropelado duas pessoas quando conseguiu sair do veículo, relatando ainda que ficou no local e prestou socorro às vítimas. A documentação do veículo e a carteira de habilitação do motorista estavam em ordem.