Foco na cultura popular é o objetivo do evento Fazer Pensar Brasil

Uma incursão na cultura popular é o objetivo do evento Fazer Pensar Brasil, que está na terceira edição e será realizado entre os dias 12 e 24 de julho (bit.ly/jornadabrincante), a partir de 10h30, de forma virtual e com caráter beneficente. Promovido pelo Instituto Brincante, o projeto tem programação extensa, entre palestras e oficinas, com ingresso único a partir de R$ 50 (bit.ly/IngressosFPB2021) – o dinheiro arrecadado com os ingressos será destinado a organizações da sociedade civil de pequeno porte com projetos sociais de suporte às populações vulneráveis e para a remuneração dos professores, equipe técnica e de produção, afetados pela pandemia da covid-19.

Sobre essa jornada cultural, Antonio Nóbrega, de 69 anos, fundador do Brincante junto com sua mulher, Rosane Almeida, afirma que este “é um evento multidisciplinar constituído de palestras, oficinas, aulões e performances distribuídas em duas semanas num total de 60 horas de atividades”. A finalidade do projeto, segundo Nóbrega, “é colocar a cultura no meio da roda, sobretudo a do mundo popular brasileiro tão mal compreendido, folclorizado”. Para conseguir fomentar esse debate cultural, o músico pernambucano destaca a participação de nomes expressivos, como Nei Lopes, Luís Antonio Simas, Stela Guedes, Klévisson Viana, Henrique Cazes, Antônio Meira, Flaira Ferro, entre outros.

Newsletter RD

Essa será também uma chance de mostrar a importância da cultura popular e o que se produz em regiões variadas pelo País. Exemplos desses estudos podem ser vistos em algumas oficinas, como a que será ministrada pelo poeta e ilustrador Klévisson Viana, e que levará o público ao mundo da literatura de cordel. Também a professora Silmara Cardoso vai revelar artefatos culturais dos povos indígenas, como grafismos, brinquedos e brincadeiras. Haverá ainda uma palestra com o músico carioca Nei Lopes, sobre um tema que domina plenamente: o samba e suas variações.

Para Nóbrega, essa variedade de atividades e temas é um retrato do Brasil, “um país habitado por dois mundos culturais: os valores e imaginário de um deles é de base europeia, ocidental, é globalizado, e o outro tem como base os imaginários indígena, africano e luso popular”. Continuando em sua análise, diz que esse primeiro é hegemônico, institucionalizado e oficializado, enquanto o segundo, subalternizado, informal e folclorizado. “Trazer à vista esse segundo, historicamente mal conhecido e pior compreendido, sim, é um dos objetivos da Jornada”, afirma.

E é o que mostra, na prática, em todas as atividades, a relevância de nossas raízes culturais. “Trazer uma compreensão não idealizada ou ufanista e tentar responder também à questão: em que medida as formas e os bens simbólicos do mundo cultural popular podem colaborar em dirimir as angústias e as distorções provocadas pelo mundo cultural mainstream?”, questiona o músico. Além disso, Nóbrega destaca a relevância de um evento como esse justamente no momento em que vivemos. “É tão absurdo, atroz, impensável o que estamos vivendo em relação à educação e cultura que eventos que discutam essas questões são indispensáveis.”

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes