PMI Composto do País avança a 54,6 em junho, após 49,2 em maio, diz IHS Markit

O Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) Composto do Brasil subiu de 49,2 em maio para 54,6 em junho, divulgou nesta segunda-feira, 5, a IHS Markit. A taxa de expansão foi a maior desde outubro de 2020, com crescimento disseminado nos setores de produção e de serviços.

O PMI do setor de Serviços, que integra o Composto, voltou ao território de expansão e foi a 53,9 em junho, após 48,3 em maio, aumento mais significativo desde janeiro de 2013. O número é resultado da flexibilização das restrições da pandemia, do avanço da vacinação e do crescimento do índice de novos negócios, reforçado por uma expansão recorde da série nas vendas internacionais.

Newsletter RD

O índice de novos pedidos do setor privado teve o segundo aumento mensal consecutivo, e a taxa de expansão ultrapassou a média de longo prazo. O índice de emprego, puxado pelos fabricantes de produtos, cresceu no ritmo mais rápido em cerca de nove anos e meio, depois de cair em todos os meses do ano até maio. Em serviços, o crescimento nos postos de trabalho foi o maior desde janeiro de 2020, depois de seis meses consecutivos de redução.

“Os prestadores de serviços ficaram mais confiantes de que a atividade de negócios aumentará no decorrer do próximo ano, mas permaneceram cautelosos em suas avaliações das perspectivas de crescimento”, afirma em nota a diretora associada de Economia da IHS Markit, Pollyanna de Lima. “A pandemia está longe de terminar, com o surgimento de novas variantes e a escassez de vacinas em muitos países trazendo questionamentos sobre a sustentabilidade da recuperação econômica do Brasil.”

A taxa de inflação dos preços de insumos no setor privado chegou perto do pico da série histórica, atrás apenas de março e abril deste ano. Os preços de venda em junho, por sua vez, só são superados por maio de 2021 em toda a série, iniciada em março de 2007. A taxa de inflação e os custos médios de insumos também foram acentuados em serviços.

“Outro risco de baixa importante para as perspectivas é a intensificação contínua das pressões inflacionárias. Com o aumento dos custos de insumos devido à escassez de materiais e despesas adicionais com EPI, as empresas de serviços continuaram aumentando seus preços. A taxa de inflação dos preços de venda aproximou-se do pico da pesquisa estabelecido em setembro de 2015.”, acrescenta Lima.

As empresas do setor privado ficaram mais otimistas em relação às perspectivas de crescimento, e o nível geral de sentimento positivo chegou a seis meses de alta em junho. No setor de serviços, o nível geral de confiança chegou ao maior patamar em seis meses, mas permaneceu abaixo da média de longo prazo.

De acordo com a IHS Markit, entre as empresas de serviços, o índice de novos pedidos aumentou pelo segundo mês consecutivo, com a maior alta desde janeiro de 2020. A demanda foi atribuída à suspensão das restrições da covid-19 e ao avanço da vacinação. As melhores tendências para o índice de produção e de novos pedidos foram vistas na categoria Transporte e Armazenamento.

Os prestadores de serviços indicaram ter recursos suficientes para controlar as cargas de trabalho, com diminuição dos volumes de negócios pendentes pelo oitavo mês consecutivo.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes