
Nesta quinta-feira (24/6), a Agência de Desenvolvimento Econômico do ABC promoveu o encontro O Grande ABC Território Universitário, com universidades públicas e privadas da região. O objetivo é compor os grupos de trabalho da entidade para criação de algumas frentes para mapear ações e conteúdos universitários, e com foco nas necessidades das empresas.
O presidente da Agência, Aroaldo Oliveira da Silva, acredita que as universidades devem estar no centro das discussões para o desenvolvimento da região. “Não queremos inventar a roda, todos já possuem projetos e ações, agora é apresentar tudo para o setor econômico e o poder público”, completa.
No encontro ficou acertada a criação de grupos de trabalho para o desenvolvimento de um portal de indicadores regionais, ccossistema tecnológico, inventário regional e ações acadêmicas. “O portal foi uma demanda dos secretários de Desenvolvimento dos municípios, já o grupo de ecossistema irá tratar sobre iniciativas na área de inovação, cidades inteligentes e indústria 4.0″, entatiza Aroaldo.
Segundo o dirigente, o inventário regional fará levantamento de informações para orientação do desenvolvimento, enquanto o grupo de ações acadêmicas organizará simpósios e painéis regionais sobre temas de interesse do setor produtivo e da sociedade.
O encontro reuniu sete universidades: UFABC, USCS, Fundação Santo André, UNIP, FEI, São Judas e Metodista. Além das entidades Universal LAB, Sebrae e Dieese.