
No início desta semana, o governador do Estado, João Doria (PSDB), anunciou o programa Dignidade Íntima que visa investir R# 30 milhões em produtos de higiene íntima destinados a alunas da rede estadual de ensino. Hoje, uma a cada quatro adolescentes brasileiras sofre com pobreza menstrual durante a vida escolar, segundo levantamento. Assim, a partir de julho, quando o projeto de distribuição for finalizado, as escolas estaduais do ABC passarão a fornecer o protetor.
Das 1,3 milhão de meninas em idade menstrual matriculadas em toda rede estadual, ao menos 500 mil se encontram em situação de vulnerabilidade, sendo que 330 mil estão em extrema pobreza. Assim, segundo a Secretaria de Saúde do Estado, se faz necessário um mapeamento para auxiliar essas garotas que não tem acesso a banheiro em casa, nem a itens básicos de higiene, tendo que improvisar absorventes com jornais e sacolas plásticas.
Em nota, o Estado informa que todas as equipes escolares pertencentes às escolas estaduais receberão orientações sobre o atendimento e funcionamento da campanha. A respeito das escolas particulares e municipais, ainda não há previsão para ampliação da medida de combate à pobreza menstrual.