Prefeitos pedem para Estado subsídios para Saúde e falam sobre obras

O Governo do Estado e o Consórcio Intermunicipal Grande ABC se reuniram nesta quinta-feira (17/6), no Palácio dos Bandeirantes, na Capital, para tratar de diversos temas regionais. Saúde e obras que envolvem a gestão de João Doria (PSDB) foram alguns dos temas tratados no encontro que durou duas horas. Expectativa é que parte das respostas sejam apresentadas nos próximos meses. 

Reunião durou duas horas (Foto: Divulgação/PSA)

Ao RDtv o secretário executivo da entidade regional, Acácio Miranda, relatou que a reunião foi diferente do habitual, com os prefeitos apresentando suas demandas. “Combinamos que fossem levadas as principais demandas de cada município, além das demandas regionais. Primeiro a reunião teve a liderança do vice-governador Rodrigo Garcia (PSDB) e depois no fim apareceu o governador João Doria”, explicou. 

Newsletter RD

O principal tema foi a Saúde, os prefeitos pediram maiores subsídios do Estado para o combate ao Coronavírus como forma de desafogar os municípios que assim poderiam investir em outras ações. Não foi pedido um valor específico para este caso, mas três pautas individuais entraram na lista. 

O prefeito de Mauá, Marcelo Oliveira (PT), pediu que a Secretaria Estadual de Saúde voltasse a custear R$ 3 milhões dos R$ 9 milhões necessários mensalmente para o Hospital de Clínicas Dr. Radamés Nardini. Além disso, pediu auxílio para o setor de hemodiálise. 

O prefeito de Ribeirão Pires, Clovis Volpi (PL), também pediu auxílio para a conclusão do Hospital Santa Luzia. O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando (PSDB), detalhou a necessidade de repasses estaduais para a Saúde, pois o município custeia 100% de seus hospitais e recebe verbas apenas para o combate ao Covid-19. 

Todas as pautas ligadas à Saúde terão respostas entre setembro e novembro, mas com perspectiva de entrega de valores, caso sejam aprovados, apenas para o próximo ano. 

Judicialização 

Respostas aos pleitos vão ser dadas no segundo semestre (Foto: Governo do Estado de São Paulo)

Outros dois temas debatidos pelos presentes foram o projeto do BRT-ABC e o Piscinão Jaboticabal, ambos parados por questões jurídicas. Sobre o novo modal de transporte público, o Estado afirmou que já recorreu da decisão de segunda instância que paralisou o tema por falta de processo licitatório tanto em relação ao BRT quanto a 85 linhas intermunicipais, todas concedidas para a Metra. 

No caso do Jaboticabal, o principal ponto questionado na Justiça é o valor da desapropriação do terreno, que fica na Capital. “O que mais chama a atenção neste caso é que não foi o dono do terreno que entrou com esta ação, mas sim um terceiro”, detalhou Acácio. Nos dois casos o Governo do Estado afirmou aos prefeitos que acredita em uma resolução rápida, mas sem um prazo definido. 

Pautas individuais 

Cada município também fez suas indicações. O prefeito de Diadema, José de Filippi Jr. (PT), pediu uma interlocução com a Ecovias para tratar sobre questões nas áreas próximas a rodovia dos Imigrantes e para negociar o fim da cobrança da integração nos terminais Diadema e Piraporinha. 

Marcelo Oliveira indicou obras viárias na região central de Mauá. O prefeito de Rio Grande da Serra, Claudinho da Geladeira (Podemos), falou sobre as obras da rodoviária e o desassoreamento dos rios. 

O prefeito de Santo André e presidente do Consórcio ABC, Paulo Serra (PSDB), pediu investimentos para a melhora da avenida dos Estados, tanto na Capital, quanto em Mauá e São Caetano. Orlando Morando reforçou o pedido para mais uma Delegacia de Defesa da Mulher na região. O prefeito interino de São Caetano, Tite Campanella (Cidadania), pediu intervenções na avenida Guido Aliberti para combater as enchentes causadas pelas cheias do córrego Ribeirão dos Meninos. Tais pautas ainda passaram pelo crivo do Estado. 

Além de Doria e Garcia, participaram do encontro o secretário da Casa Civil, Cauê Macris, e o secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi. 

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes