Moradores de Diadema têm lidado com a constante falta de luz no bairro Jardim Santa Cândida. Isso porque postes da região tem apresentado problemas e deixado algumas ruas totalmente escuras. A situação incomoda ainda mais os moradores, devido às dificuldades de comunicação com a Prefeitura.
Anderson Alves Costa se mudou do município há cerca de quatro anos, mas os seus pais, que são idosos, ainda residem na cidade. Ele diz enfrentar dificuldade para relatar a escuridão na rua de seus pais, na rua Antônio Gonçalves Martins. Diferente de outros municípios, Diadema não disponibiliza um número como 0800 para ser contatada, mas sim, um WhatsApp para tratar do assunto.
“O atendimento do WhatsApp apontava que uma pessoa responsável estava online, mandei o pedido para a troca de uma lâmpada queimada, que já ia para algumas semanas, mas não me respondem nunca”, conta.
O reclamante explica que tenta entrar em contato através do WhatsApp disponibilizado desde 7 de junho e, devido à falta de respostas, realizou ligações para o número. “Foi então que me mandaram uma mensagem, na qual disseram que o telefone não aceitava ligações, apenas mensagens. Falei que enquanto não me dessem um retorno, eu continuaria insistindo”, explica. Após um período, responsáveis pelo contato o informaram que a reclamação foi registrada e o caso entraria para a fila.
Pouco tempo após o aviso, profissionais estiveram no local para realizar a manutenção. No entanto, o ex-munícipe aponta um descontentamento com a comunicação e iluminação pública da região. “Procurei a ouvidoria de Diadema, mas caiu em outro setor, onde disseram que ainda não há uma ouvidoria. Me passaram um telefona da recepção da Prefeitura, que não completa as chamadas”, declara.
Segundo Costa, na época em que residia no município, um outro serviço era disponibilizado, mas os problemas com a iluminação já eram recorrentes. Apenas o poste, referente à suas últimas denúncias, contabiliza três vezes em que deixou de funcionar. Sua mãe relata ainda que a situação se faz presente em postes de outras ruas próximas. “A questão de não etr um 0800 ou um número fixo para reclamação limita muito os usuários, um idoso as vezes não tem acesso ao WhatsApp ou não sabe manuseá-lo”, aponta.
O RD procurou a Prefeitura de Diadema para questionar a situação, mas não teve retorno até o fechamento da reportagem. (Colaborou Gustavo Lima)