
Nesta quinta-feira (27/5), Santo André lançou o SIGA (Sistema de Informações Geográficas Andreense), plataforma que concentra diversos dados oficiais do município. O objetivo é facilitar o acesso a informações sobre a cidade para o uso da administração pública, centros de pesquisa, universidades, imprensa e população em geral. O portal pode ser acessado pelo endereço siga.santoandre.sp.gov.br.
O SIGA apresenta dados georreferenciados da cidade que visam subsidiar com informações oficiais as mais variadas pesquisas, a gestão e o planejamento estratégico de Santo André. A plataforma é utilizada internamente desde 2019, mas agora foi disponibilizada para o público geral.
O prefeito Paulo Serra explica que desde o início da gestão há um emprenho em apresentar novidades e facilidades para os munícipes. “Este é mais um projeto com este intuito. A inovação é um dos caminhos para melhorarmos as políticas públicas e seguiremos investindo em programas com esta finalidade”, diz.
O SIGA contém 120 camadas de informação para consulta, divididas em 14 temas. Entre os exemplos de dados estão: localização dos 112 bairros; divisas municipais; população em números por bairro; localização de equipamentos públicos de saúde, educação, lazer, assistência social; coleta de recicláveis; informações sobre uso e ocupação do solo; informações sobre trânsito; entre outras. Novas camadas estão em fase final de ajustes para disponibilização como, por exemplo, as informações relativas aos pontos de ônibus. Outras informações serão continuamente disponibilizadas.
A iniciativa conta com a participação de todas as secretarias e autarquias municipais, através do Grupo Gestor da Informação da Prefeitura e recebeu apoio da UFABC (Universidade Federal do ABC), GeoSampa (Mapa Digital da Cidade de São Paulo) e DataGeo (Infraestrutura de Dados Espaciais Ambientais do Estado de SP).