
Nesta terça-feira (04/05) o governo de São Paulo lança o novo Sistema de Atendimento Digital do Procon-SP. Desenvolvido em parceria com a Prodesp – empresa de Tecnologia do Estado -, a plataforma permite que todo o atendimento de defesa do consumidor seja feito no formato digital.
Com a novidade, é possibilitada a abertura e o acompanhamento de reclamações, audiências de conciliação e até mesmo fiscalização, com autos de infração e monitoramento totalmente online, de forma a acelerar a tramitação dos processos. Para viabilizar a implantação, a Prodesp utilizou duas das mais modernas e inovadoras plataformas de negócios do mercado, a Dynamics 365 e a Power Platform da Microsoft, que resultam em mais agilidade na solução das demandas.
De acordo com o presidente da Prodesp, André Arruda, o uso da tecnologia é fundamental para permitir que os serviços oferecidos aos consumidores possam ser feitos pelo computador ou celular, de forma segura, ágil e eficiente. Fernando Capez, diretor executivo do Procon-SP, contou que um dos objetivos da gestão foi “dar ao consumidor um acesso mais rápido e fácil, com respostas mais eficazes”, segundo ele, a parceria com a Prodesp possibilitou implementar essa mudança.
A realização das audiências de conciliação agora será feita online pela plataforma Microsoft Teams. O que evitará deslocamentos desnecessários ao consumidor, que passa a contar com um canal de interação direto com o Procon-SP. “A demanda chegará imediatamente ao fornecedor e, caso não seja atendida, os especialistas do Procon-SP farão audiência entre a empresa e o consumidor também de forma online. Mas para o cidadão que preferir, continuará sendo garantido o atendimento presencial”, detalha Fernando Capez.
A Prodesp é responsável pelo aplicativo Procon-SP, que disponibiliza diversos serviços ao consumidor, como o portal, onde os cidadãos podem acessar todos os serviços digitais oferecidos pelo órgão.