
Moradores do bairro Campestre, em Santo André, estão preocupados com a frequência de assaltos desde janeiro na região. Os relatos são de que não há segurança no bairro, e isso tem facilitado a ação dos assaltantes que, em motos, realizam roubos em diversos dias e horários, durante entrada ou saída dos moradores com carro das garagens.
As reclamações são relatadas em grupos de moradores do bairro, no WhatsApp e Facebook, que divulgam vídeos e fotos dos crimes. Nascido e criado no bairro, Rafael Alves, morador da rua Jequitibás, diz que nunca viu tantos crimes ocorrerem em tão pouco tempo. “Sempre o bairro Campestre foi visto como nobre, não só pelas casas em si, mas também pela segurança que tinha. Mas agora estamos até com medo de andar por aqui”, relata.
Mesmo a frequência dos assaltos, Alves salienta que tem sido difícil ver rondas policiais nas ruas. “Eu mesmo não me lembro de ter visto Guarda Civil fazendo ronda aqui na região, já a Polícia Militar é mais difícil, pois eles não são da cidade, então não é sempre que estão por aqui”, explica.
Os pedidos para aumentar a segurança do bairro cresceram, e representantes dos grupos já se reuniram com comandantes da polícia e vereadores, mas de acordo com os reclamantes, ainda não houve diminuição dos crimes. “Mesmo com os nossos grupos, não dá para combatermos isso, o 10º Batalhão Militar fica na Alameda São Caetano, dentro do bairro. Isso deveria inibir os assaltos, mas não é o que acontece”, completa Rafael.
As ocorrências registradas pelo 4º Distrito de Policial de Santo André, que atende os casos do bairro, apontam que 96 veículos foram furtados apenas nos meses de janeiro a março deste ano. No mesmo período, 197 roubos foram registrados no DP e 257 furtos foram realizados no bairro.
Procurada, a Prefeitura de Santo André informa que mantém rondas da GCM com equipes especializadas da ROMO (Rondas com Motocicletas) e ROMU (Rondas Ostensivas Municipais) na região. Segundo a administração, ações específicas de segurança são realizadas em conjunto com as forças policiais do município, que possuem competência legal para atuação na segurança pública. “Vale destacar que nos próximos dias uma operação conjunta com as forças policiais será realizada com o intuito de saturar ações criminosas no bairro”, diz.
Já a Polícia Militar não se manifestou até o fechamento da reportagem.
Assalto nesta terça-feira

Na tarde desta terça-feira (27/4), mais um assalto foi realizado no bairro, um homem de moto roubou pertences de uma mulher que saia de um prédio residencial na rua Jequitinhonha. O assaltante também estava de moto e o vídeo foi divulgado pelos moradores do bairro no grupo do Facebook.
Veja vídeos abaixo: