
A partir desta sexta-feira (23/4), o Poupatempo disponibilizará horários para realização de atendimento presencial por meio do portal e aplicativo Poupatempo Digital. A reabertura dos postos começa no sábado (24) com serviços que não estão disponíveis nas plataformas digitais, como emissão de RG, transferência interestadual e mudança na característica de veículos. Os demais, como renovação e a segunda via de CNH, licenciamento e transferência de veículos, consulta de IPVA, Atestado de Antecedentes Criminais, Carteira de Trabalho e seguro-desemprego, seguem mantidos nos canais digitais do programa. São mais de 130 opções online.
Para a reabertura, serão seguidos protocolos sanitários de prevenção à covid-19, como obrigatoriedade do uso de máscaras, medição de temperatura, higienização das mãos com álcool em gel e dos calçados com tapete sanitizante, além da redução na capacidade de atendimento, que priorizará serviços que necessitem da presença do cidadão para serem concluídos. Até o dia 30 de abril, durante a Fase de Transição, o horário de abertura das unidades será diferenciado: de segunda a sexta-feira, das 11h até o fechamento de cada unidade, às 17h ou 19h, dependendo da cidade. No sábado (24/4), o atendimento será das 11h às 13h, em todos os postos do Estado.
O diretor da Prodesp – empresa de tecnologia do Governo de São Paulo que administra o Poupatempo -, Murilo Macedo, ressalta a importância de procurar o atendimento presencial apenas quando estritamente necessário, para que haja horários disponíveis em situações emergenciais. “É importante lembrar neste momento que o RG não possui validade e que o prazo para a renovação da CNH está temporariamente suspenso, devido à pandemia. Por isso, o Poupatempo recomenda ao cidadão que avalie a necessidade antes de agendar seu horário e permita que o atendimento seja direcionado a quem depende do serviço para ter acesso a programas sociais ou assistência hospitalar, por exemplo”, explica.
Para outras informações, o cidadão pode escrever para o Fale Conosco, que recebe, analisa e responde as solicitações em até seis dias úteis. O contato também está disponível no portal (www.poupatempo.sp.gov.br) e no aplicativo Poupatempo Digital.