
A Diocese de Santo André divulgou nota sobre a morte, nesta terça-feira (20/04), do padre José Aguirre Suberviola, de 83 anos, vítima de parada cardíaca. Suberviola, também conhecido como Padre Construtor, era pároco emérito da Paróquia Santa Maria, bairro Demarchi, em São Bernardo. O religioso estava internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital e Maternidade Assunção, em São Bernardo.
O bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini, comentou em nota, sobre o legado de 50 anos de dedicação à igreja que o sacerdote deixa para a região. “Trabalhou como missionário em uma vasta área do município de São Bernardo, na Paróquia Santa Maria, no Bairro Demarchi. Fruto de sua dedicação e trabalho missionário são as paróquias de Santo Antônio, no Bairro Batistini, São Benedito, no Bairro dos Casa e toda a Região Pastoral Anchieta, onde foram surgindo várias comunidades”, destaca. “A este incansável missionário, muito humano, de uma dedicação total ao Povo de Deus, queremos agradecer de coração. Nossa Diocese bendiz a Deus pelo dom do seu sacerdócio, pela sua resiliência durante longo período de doença crônica, sua perseverança no ministério, sua inquietação pelos rumos da missão e seu amor à Igreja”, complementa.
À frente da Paróquia Santa Maria, no Bairro Demarchi, ao longo dos últimos sete anos (2014-2020), padre Gonise revelou que padre José Aguirre era chamado pelos fiéis da paróquia, de “o padre construtor”. “Construiu diversas capelas em São Bernardo, batizou, fez muitas primeiras eucaristias, realizou inúmeros casamentos. Com certeza lançou as sementes do Reino de Deus e conseguimos perceber essas sementes germinadas no momento presente em que vivemos. Com certeza seu legado de trabalho e de evangelização eterniza sua memória”, avalia o coordenador da Região Pastoral da região do Anchieta.
Aguirre nasceu na Espanha em 1937, foi ordenado presbítero em julho de 1961 e, dez anos depois, chegou à Diocese de Santo André, onde passou pelas paróquias São Judas Tadeu (São Bernardo), Imaculada Conceição, a Igreja Matriz de Diadema, até ser nomeado pároco da Paróquia Santa Maria, no Bairro Demarchi, em São Bernardo, onde permaneceu de 1977 a 2013. Contribuiu ainda como diretor espiritual da Renovação Carismática Católica e coordenador regional em São Bernardo e Diadema.
A psicóloga Marlene Rodrigues Nunes Vieira definiu Pe. José Aguirre como um homem visionário sempre atento às necessidades básicas da comunidade em seus aspectos espirituais, físicos, sociais e psicológicos. “O que permitiu a ele cumprir com maestria a sua missão. Obrigada, padre José, amigo, pelo seu carinho conosco. Que Deus o receba na Sua Glória pelas mãos da Virgem Santa Maria”, deseja Marlene, que realiza desde 2005, dois trabalhos voluntários na Paróquia Santa Maria, em São Bernardo: o Aconselhamento Psicológico, que é uma escuta individual com orientação psicológica; e o PsicorAção, que consiste na busca do autoconhecimento e consequentemente a harmonização das emoções, pensamentos e sentimentos.
“Padre José Aguirre, o padre espanhol que com seu sotaque nos fazia entender todo o sentido da Eucaristia”. Assim, a coordenadora da Pastoral dos Coroinhas e Cerimoniários da Paróquia Santa Maria (Região São Bernardo – Anchieta), Idalina Maria Rodrigues Rocha e Silva, relembra do sacerdote que fez parte da história de várias gerações ao longo de quatro décadas, na Paróquia Santa Maria. “Um homem visionário, empreendedor, que a bordo de seu fusquinha, percorria toda a nossa região, levando alento e conforto aos necessitados, e sempre procurando um lugar para “fundar” uma capela ou uma paróquia, os tempos mudaram, mas a marca afetiva do Padre José está implícita na Região Anchieta”, confidencia Idalina, sobre a preocupação do Pe. José Aguirre em acolher os mais humildes e atrair caravanas de todo o ABC para participar das missas de cura e libertação e da Escola Bíblica.