As padarias do ABC registraram queda em mais de 50% no faturamento este ano, devido ao aumento de casos da covid-19 e as novas restrições dos serviços de alimentação. O número desanimou os empreendedores da região, que até o fim do ano passado vinham em um ritmo de alta no faturamento mensal em cerca de 80% nos lucros.
As informações são de Antônio Carlos Henriques, presidente da Sipan (Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitarias do ABC), que falou em entrevista ao RDtv sobre a atual situação das padarias na região. “As padarias não tinham preparo para a pandemia, algumas até faziam delivery, mas na região temos a característica de acolhimento desses espaços, sempre falamos que a padaria é a extensão da cozinha das pessoas”, explica.
Mesmo com as entregas e serviços de take-away, o presidente conta que, até o momento, o ano tem sido pior que o ano passado para o faturamento, o que decorreu na demissão de funcionários e fechamento de padarias na região, que passaram de mil unidades no período pré-pandêmico para 900 para este ano, entre as sete cidades.
“Tínhamos em torno de 25 mil funcionários no total e mais de 6 mil em padarias fechadas, que são de empresas que vendem os produtos em mercados. Hoje a gente tem uma media 20 mil funcionários no total. Só com o fechamento das padarias foi uma redução de 10% das unidades”, explica o presidente.
Apesar da redução, Henriques acredita que assim que o retorno total das atividades acontecer na integralidade, a recuperação do setor será positiva e acarretará novas funcionalidades dos espaços. “Acho que temos que fazer esse trabalho de mostrar para os clientes que o serviço não parou e que elas não ficaram sem o espaço. Em home office as pessoas podem encontrar na padaria um lugar para fazer seu trabalhos, reuniões, e talvez tenhamos que buscar mudanças internas, com espaços privativos, mas teremos que investir”, explica.
Pão segurou faturamento
Segundo o presidente, o pão foi o produto que segurou o faturamento das padarias e que tem ajudado o setor a se manter, já que as variedades de alimentos vendidos caíram em decorrência das restrições. “Se não fosse o pão teríamos muito mais problemas. A venda do produto é um número importante e está segurando todo o trabalho, que vende e segura o lucro das padarias”, ressalta.
A produção interna das padarias também é requisito para que o faturamento continue estável, de acordo com Antônio. “A padaria para ter um faturamento melhor, se tiver acima de 50% de produção própria ela vai bem, se for abaixo provável ir mal. O pão hoje é o produto que mais traz gente para os negócios, a padaria que tem o bom pão, tem a probabilidade de atrair mais e novos consumidores”, completa.