
O ABC aguarda a chegada de novas doses de vacina contra a covid-19 para definir o plano de imunização dos profissionais de educação. O anúncio para o atendimento da categoria foi feito dia 1º de abril, pelo Estado, e prevê a aplicação da vacina a partir do dia 12, em todos os profissionais com mais de 47 anos, que atuam nas escolas, desde a creche ao ensino médio, nas redes estadual, federal, municipais e privadas do Estado de São Paulo.
Para isso, os profissionais devem fazer o cadastro no site https://vacinaja.sp.gov.br/educacao, com número do CPF, nome completo e e-mail. Em seguida, ele receberá um link no email indicado e será necessário validá-lo para dar continuidade ao cadastro. É importante verificar se o email não foi deslocado para a caixa de spam.
No passo seguinte, o profissional deve confirmar os dados pessoais e apontar nome da escola, rede de ensino, município e cargo ocupado. Também será necessário anexar os holerites dos meses de janeiro e fevereiro. Na sequência, o cadastro passará por um processo de análise e, se validado, o profissional receberá em seu email o comprovante VacinaJá Educação, este documento terá um QRCode para verificação de autenticidade.
No momento da vacinação, o profissional da educação deverá apresentar o comprovante VacinaJá Educação, RG e CPF para conferência dos dados pelo profissional de saúde. Caso, o usuário não apresente o comprovante VacinaJá Educação ou o seu número de CPF não conste no comprovante apresentado, não poderá ser imunizado.
Outros grupos
Enquanto isso, os municípios do ABC prosseguem com imunização da população das faixas etárias já convocadas. São Bernardo, que iniciou a aplicação da primeira dose em idosos de 68 anos no dia 1º, a partir deste sábado (03/4) os idosos de 75 e 76 anos começa a receber a segunda dose da Coronavac. O cadastro e o agendamento on-line são obrigatórios e estão disponíveis no site da Prefeitura.
Neste final de semana, em razão do feriado de Sexta-Feira Santa, os municípios interromperam a aplicação dos imunizantes. A vacinação retorna a partir da segunda-feira (05/4).
Diadema aplica vacina aos idosos com ou mais de 68 anos. A vacinação será retomada a partir da segunda-feira em 20 postos de vacinação. Todos os endereços estão disponíveis no site da Prefeitura.
Em Mauá, que recebeu 6.020 doses da Coronavac na quinta-feira (01/4), também a partir de segunda-feira, começa a vacinar idosos a partir de 68 anos com a primeira dose, além da aplicação da segunda dose para o grupo acima de 75 anos.
A imunização será realizada em 23 unidades básicas de saúde (UBSs) e em 15 postos no sistema drive-thru. O Ginásio Poliesportivo Celso Daniel funcionará excepcionalmente na segunda-feira no modelo em que o idoso não precisa descer do carro para receber a vacina.
Santo André retoma a vacinação também segunda-feira, com aplicação da segunda dose em idosos de 75 e 76 anos, além da continuidade na aplicação da primeira dose em idosos de 68 anos. (Colaborou Gustavo de Lima)