
Som da viola acompanhado das letras que retratam a vida simples dos moradores do campo. A música caipira, apreciada por muitos, é a principal atração do programa Toca Viola, desenvolvido pela Secretaria de Cultura de São Bernardo. A iniciativa teve início em abril e terá a próxima apresentação gratuita no Parque Salvador Arena neste dia 25, sábado, a partir das 16h.
O show tem a participação do violeiro e escritor Paulo Freire, que fará aula-show e explicará a importância do sertão por meio de toques de viola. A programação também contará com a presença do músico Claudio Lacerda e da Orquestra de Viola Caipira de São Bernardo, sob a coordenação do violeiro Leandro de Abreu.
Segundo Frank Aguiar, vice-prefeito e secretário de Cultura do município, o objetivo do projeto é aproximar o público da cultura popular e relembrar a música raiz que, para ele, foi deixada de lado ao longo do tempo. “Vamos continuar nesse projeto e tentar resgatar os nomes desses músicos que estavam esquecidos”, conta Aguiar.
Ainda para o vice-prefeito, as apresentações chamam atenção da legião de fãs da música caipira do município, que segundo Aguiar não tem idade. “Essas canções são eternas, passam de pai para filho e jamais se perderão”, conta ao aventar expansão do projeto.
Claudio Lacerda
O cantor e produtor mineiro Claudio Lacerda, que se apresentará também no Toca Viola, defende o estilo musical. ”O resgate da cultura popular através deste programa cultural é louvável”, afirma o cantor, que faz a primeira apresentação em São Bernardo.
Alguns clássicos e canções de autoria de Lacerda estão no repertório do show. Lacerda adianta que preparou, em parceria com a Orquestra de Viola Caipira do município, repertório especial com música do compositor Elpídio dos Santos, músico que compunha a trilha sonora dos filmes de Mazzaropi. (Colaborou Larissa Marçal)
Local: Parque Municipal Engenheiro Salvador Arena
Endereço: avenida Caminho do Mar, 2980
Data: 25/06, às 16h
Entrada: gratuita