
Os moradores de Diadema estão recebendo em casa dois carnês da prefeitura, um vem com o valor do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), e ainda duas contribuições voluntárias, sendo uma para os bombeiros e outra para o Fumcad (Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente). O segundo carnê vem com a Taxa de Resíduos Sólidos, que no ano passado foi transferida do IPTU para a conta de água. O temor é que a taxa seja cobrada tanto no carnê quanto na conta da Sabesp.
Nos casos em que a conta de água não é individual, como condomínios mais antigos onde a água não é individualizada o carnê garante o pagamento, já que esses moradores não pagam conta que é rateada pelo condomínio. Ocorre que os moradores de casas também estão recebendo o carnê, caso do comerciante E.M.S, de 60 anos. Ele, que já tinha pago a primeira parcela do IPTU, recebeu nesta sexta-feira (22/01) o segundo carnê com a Taxa de Resíduos Sólidos. Agora ele não sabe se paga, ou se espera para ver se vão cobrar também na conta de água.
A prefeitura admite o erro e culpa a administração anterior que fez o lançamento dos carnês. Em nota, a secretaria de Finanças explica que o munícipe que tem conta de água e que recebeu também o carnê com a Taxa de Resíduos Sólidos deve procurar a administração. “A decisão de retirar a taxa coleta e destinação de resíduos domiciliares (taxa de lixo) do carnê do IPTU para ser cobrada separadamente na conta de água e esgoto da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) ou por outro carnê da prefeitura foi da gestão passada, conforme Lei Municipal nº 3.949/20, aprovada sem a ampla discussão necessária com a sociedade. O lançamento e envio dos carnês de IPTU e da taxa de Lixo também foram geridos pela a administração anterior. Quando assumimos a prefeitura, os carnês já estavam emitidos. Estamos levantando os problemas na medida em que eles são denunciados e estamos empenhados em reverter todas as injustiças que possam acontecer. A partir da semana que vem, vamos ampliar os canais de atendimento telefônico e por e-mail para suprir a demanda da população o mais rápido possível. Aproveitamos para pedir que o munícipe que tiver alguma dúvida ou problema entre em contato por telefone 4057.8066 ou por e-mail – central.atendimento@diadema.sp.gov.br”, informou a prefeitura em nota.