
A pressão dos trabalhadores que decidiram não aceitar a redução de salários em 25% deu certo e as empresas de ônibus do ABC resolveram normalizar os salários dos motoristas já a partir desta quarta-feira (20/01) com o pagamento do vale aos funcionários. O Sintetra (Sindicato dos Rodoviários e Anexos do ABC) chegou a anunciar greve no setor caso os pagamentos não fossem feitos integralmente. O SETCABC (Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo do ABC) havia proposto o pagamento de 75% do salário dos motoristas por conta da redução do número de passageiros, mas a proposta foi rejeitada em assembleia no dia 14/01.
De acordo com o presidente do Sintetra, Leandro Mendes da Silva, as empresas começaram nesta quarta-feira (20/01) a pagar o valor integral do vale aos trabalhadores. “Até agora as empresas estão pagando o salário normal, apenas umas três empresas da região ainda não depositaram o vale, mas no geral estão pagando certinho”, relatou. Segundo Silva, desde o início da pandemia, os funcionários do setor aceitaram trabalhar com jornada e salários reduzidos, mas a categoria não suporta mais a redução. “Foi até onde deu, porque a maioria dos motoristas está com problemas para pagar aluguel e outras despesas que não tiveram redução”.
Silva disse que o sindicato vai aguardar até sexta-feira (22/01) para que todas as empresas façam o pagamento do vale, tomando como base o salário integral. “A empresa que não pagar nós vamos parar. Estávamos preparados para uma paralisação geral, mas em geral as empresas estão pagando hoje o vale”, resumiu. O setor emprega aproximadamente 8 mil trabalhadores na região e as empresas estão operando com aproximadamente 55% da capacidade.