Ambulância demora mais de 1 hora para atender chamado em Diadema

Quem passava pelo local prestou socorro (Foto: arquivo pessoal)

Um homem, sem identificação, teve um mal-estar e desmaiou em meio à via pública do cruzamento da Avenida Brasília com a Av. Paranapanema, altura do nº 26, na manhã deste sábado (16/1), em Diadema. Um rapaz que passava pelo local parou para socorrer a vítima, mas conta que precisou esperar pelo menos 1 hora para que a ambulância do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) chegasse para prestar socorro.

Cosmo Maciel, morador da cidade, também prestou assistência na situação, e conta que após ligar pela segunda vez para o serviço de emergência, contou outros 50 minutos até que a ambulância chegasse. “Esse outro rapaz já havia ligado antes de mim, então liguei outra vez cobrando, mas demoraram demais pra chegar, e não entendemos porque, uma vez que a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Jardim Paineiras fica perto do local, há menos de 10 minutos. Não tinha motivo pra demora”, conta.

Newsletter RD

Maciel conta que para que não houvesse nenhum tipo de acidente, foi necessário fazer a remoção da vítima do meio da via pública. “Nós não entendemos muito bem, mas pela demora da ambulância, nós mesmos tivemos que fazer a transferência dele pra calçada, senão ele poderia ser atropelado no meio da rua”, lembra.

Em nota, a Prefeitura de Diadema informou que a Secretaria de Saúde trabalha para oferecer um serviço de qualidade à população, constantemente reavaliando seus atendimentos para melhorar o tempo de espera entre o chamado e a chegada da equipe do SAMU.

Em nota enviada pela Prefeitura nesta segunda-feira (18/1), foi informado que não há solicitação específica para Avenida Paranapanema. “Houve uma solicitação, pelo Sr. Adriano, para a Avenida Brasília, cruzamento com Avenida Paranapanema, às 10h59, informando paciente etilizado caído em via pública. No momento, todas as ambulâncias do resgate se encontravam em atendimento. O pedido foi cancelado pelo mesmo senhor, informando que o paciente evadiu e não desejava mais o atendimento”, disse em nota.

A administração informou, ainda, que por volta das 11h30, houve nova ligação para solicitar resgate de um paciente de 59 anos (Sr Francisco), masculino, com queixa de fadiga e mal estar. “Uma ambulância foi acionada às 11h48 para a ocorrência e o paciente foi levado ao Pronto Socorro Municipal. Não há como identificar se é o mesmo paciente, haja vista que o primeiro foi identificado como desconhecido. Não há pedido de resgate com solicitante identificado como Cosmo”, enfatiza.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes