O destaque da agenda cultura de Santo André desta semana é o festival que marca o final do ano letivo e a comemoração aos 30 anos da Escola Municipal de Iniciação Artística (Emia) Aron Feldman, completados em setembro. O Festival de 30 anos da Escola Livre de Teatro (ELT) também tem prosseguimento.
A abertura da programação da Escola Municipal de Iniciação Artística Aron Feldman será nesta segunda-feira (30), às 16h, com as Narrativas de um dia na Emia – 30 anos, com Zeca Capellini. Ezequiel Capellini, mais conhecido como Zeca Capellini, estava presente na abertura da Emia e nesta participação lembra passagens vividas nestes anos. A proposta é trazer histórias pra ouvir e recordar.
A terça-feira (1º) será a vez do Plantão da Saudade II. Os artistas-educadores da escola apresentarão novidades e convidam as crianças que já foram alunas da Emia para um encontro virtual. A ideia é bater um papo descontraído, matar as saudades e rever amigos, mesmo que virtualmente. Os encontros serão via plataforma Zoom às 11h, 16h e 19h.
Na quarta-feira (2), às 19h, os aprendizes da turma Teatro Adolescente 2020 apresentarão série de narrativas para o experimento cênico Aos que Vieram Antes de Mim. Uma delas é inspirada na casa da bruxa, imaginário que ocupa a poética do livro infantil da Emia. E em seguida, às 20h, será realizado bate-papo A Arte, o Livro: Tudo Junto e Misturado, com o artista andreense Cristiano Gouveia, que desenvolve pesquisa dedicada à música inserida na linguagem narrativa.
Para a quinta-feira (3) está programado o lançamento do blog Uma Casa no Parque, que faz parte do plano pedagógico da Emia em plataforma digital. A publicação digital traz atividades dos educadores, com conteúdos artísticos e de memória. O espaço audioblog será contemplado com trinta memórias das pessoas que passaram pela escola e colaboraram com a existência do imaginário lúdico e afetivo da Emia Aron Feldman. Estará disponível acesso ao livro virtual infantil Uma casa no Parque – a saga da tartaruga, desenvolvido ao longo deste ano pela equipe pedagógica que compõe a escola. Confira em: santoandreblogemia.blogspot.com/
Também na quinta-feira, às 16h, será exibida a vídeo-aula Fazendo arte, sim! Circo. O trabalho trará cenas que ficaram escondidas nos bastidores, com a palhaça Reco Reco. O fechamento da programação será na sexta-feira (4), às 19h, quando a turma de Teatro Adolescente 2020 apresentará Aos que Vieram Antes de mim – Teatro Online. Os aprendizes abrirão as suas câmeras, em suas casas, para revelar uma narrativa teatral autoral, desenvolvida coletivamente durante o processo das aulas neste ano, com a orientação da artista-educadora Valéria Rocha.
A programação completa da comemoração aos 30 anos da Escola de Iniciação Artística Aron Feldman pode ser acessada na página do Emia em Casa da agenda Cultura em Casa SA: santoandre.sp.gov.br/agendacultural/emia-em-casa/.
Mostra Virtual de Processos da ELT
Outro espaço que chega aos 30 anos de trabalho na formação é a Escola Livre de Teatro. A ELT continuará nesta semana com a programação da Mostra Virtual de Processos 2020. Nesta segunda-feira (30), às 15h, será realizada a live do Núcleo de Estudos Crítico em Políticas Públicas em Cultura e Epistemologia da Sublevação, que abordará cultura e política, império cognitivo, epistemologias, ações e formas de resistência e insurgências poéticas, com orientação de Judson Cabral. Ás 20h, outra live Não Matem a Criança, Ela Sabe o Caminho, com o Núcleo de Iniciação Teatral, num convite a recuperar o que a infância diz de cada um de nós, com orientação de Ligia Helena.
Para participar é preciso se inscrever até 24 horas antes das apresentações no link: forms.gle/yHumWanF2kpf67v2A. Os primeiros 50 inscritos de cada dia receberão o link por email. A programação da terça-feira (1º), terá, às 14h, a Mostra Digital do Núcleo de Direção ‘NDelta20’. São três projetos em formato digital resultados das atividades realizadas durante o ano que teve início em formato presencial e migraram para o virtual, com orientação de Luiz Fernando Marques.
Nos dia 1º e 3, às 16h, o Núcleo Sonoridades apresenta uma mostra de trabalhos virtuais. No programa, Obscena Senhora D, de Hilda Hilst, além de textos de Clarice Lispector e outros autorais. Orientação de Lucia Gayotto. Cartas para um Século Perecível, com a Turma 21 do Núcleo de Formação de Atores e Atrizes será exibido nos dias 1º e 2, às 21h. O espetáculo, primeiro da escola com interpretação simultânea em Libras, mescla teatro e câmeras e traz a sensação mista do efêmero e da durabilidade, orientação em Mediação e Produção Cultural de Fernando Gimenes.
Na quinta-feira (3), às 14h, o Núcleo Teatro do Oprimido, Teatro Épico e Outras Poéticas Políticas apresentará os trabalhos realizados pelos grupos de aprendizes, baseados na obra do dramaturgo alemão Bertolt Brecht, com orientação de Laura Brauer. Ainda no dia 3, às 16h, o Núcleo Performatividades Transversais – Que Corpa Faz a Memória, apresenta uma prática de reconexão da coletividade através do corpo trans, inspirado no butô de Nu Abe. Orientação: Ave Terrena.
E na sexta-feira (4) no encerramento da mostra, será realizado Sarau dos Terreiros de Estudos. Na oportunidade será realizado compartilhamento e apresentação de cenas, estudos e experimentos virtuais de aprendizes dos módulos I e II dos Terreiros de Estudos realizados no segundo semestre de 2020. A programação da Mostra Virtual de Processos 2020 é uma iniciativa da Escola Livre de Teatro (ELT). Confira toda a programação no link: santoandre.sp.gov.br/agendacultural/elt-realiza-mostra-de-processos-em-formato-virtual/
Outras atrações
A agenda terá ainda, nesta segunda-feira (30), às 16h, no ELT em Casa, a apresentação do primeiro encontro do Núcleo de Estudo Crítico de Políticas Públicas em Cultura com Ave Terrena Alves. Na terça-feira (1º), às 16h, o ELT em Casa exibirá a aula do Terreiro Módulo II Lete, Aletéia, Mnemósina e uma Aproximação do Trágico.
Na quarta-feira (2), às 16h, o ELT em Casa apresentará registro da aula do Terreiro de Estudo Lutas Culturais e Formas Artísticas – Política, Ideologia e Estética, com a participação de Erica Moura e Natália Siufi, do Grupo Xingó, e Douglas Estevam, do Movimento dos Sem-Terra. A atração da quinta-feira (3), às 16h, será o ELCV em Casa, que terá uma roda de conversas com Gustavo Brandão e os alunos da Turma 9 sobre vídeos produzidos na quarentena.
E no sábado (5), o projeto Casa em Casa realizará, das 10h às 13h, a live da oficina de Roteiro Audiovisual, com Mario Oshiro. A atividade busca estimular interessados na escrita criativa audiovisual para que possam contar suas próprias histórias. A atividade é destinada a pessoas com idades entre 15 e 30 anos. Os selecionados serão notificados com antecedência. Inscrições no link: forms.gle/UvA8x7Gwy6wp5QfA9.
Produtores culturais
Santo André disponibiliza dezenas de trabalhos de produtores culturais da cidade. São obras aprovadas no edital emergencial lançado no período da pandemia que trabalha com linguagens como música, teatro, dança, literatura, artes visuais, circo, artesanato, audiovisual, entre outras.
Artistas, agentes e trabalhadores da Cultura de Santo André podem participar da agenda. A proposta é dar espaço para divulgação e fortalecer a produção cultural local. Mais informações e formulário de inscrição estão disponíveis em bit.ly/ParticipeAgendaCulturalOnlineSA.