
A pesquisa ABC Dados realizada em Diadema entre quarta e quinta-feira (25 e 26/11) mostra que a prefeitura votará a ser administrada pelo PT. De acordo com a pesquisa José de Filippi Júnior (PT) aparece com 54% das intenções de voto abrindo 22 pontos percentuais de vantagem para Taka Yamauchi (PSD) que ficou com 32% das intenções de voto na pesquisa estimulada.
Quando considerados apenas os votos válidos, excluindo brancos e nulos, a vantagem do petista sobre o pessedista aumenta. Filippi somou 63% das intenções de voto contra 37% de Taka, vantagem de 26 pontos percentuais. Na pesquisa espontânea, aquela em que o eleitor expõe em quem vai votar sem a apresentação da relação de candidatos, Filippi também é o mais lembrado pelo eleitor, somando 49% das intenções de voto contra 27% de Taka.
Filippi teve maior eleitorado que Taka em todas as faixas de idade. O melhor resultado do candidato do PSD foi na faixa dos 16 aos 24 anos, com 38%, contra 56% do candidato petista. Filippi também foi mais citado na pesquisa em todas as faixas de renda, sendo que o melhor resultado de Taka foi 41% entre os que ganham entre dois e cinco salários mínimos, faixa em que o petista teve 47%.
O ABC Dados também aferiu a intenção do eleitor de Diadema em comparecer às urnas neste domingo (29/11) e segundo o estudo 93% dos pesquisados disseram que vão votar, 2% está em dúvida e 5% disseram que não irão até as sessões eleitorais no domingo.
Se confirmado o resultado da pesquisa ABC Dados o PT volta a administrar a cidade após oito anos, já que em 2012 o partido foi substituído pelo candidato do PV, com o então estreante em disputas majoritárias Lauro Michels, que quatro anos depois seria reeleito. O PT administrou Diadema entre 1983 e 1997, tendo o primeiro prefeito eleito pela sigla, Gilson Menezes, seguido de José Augusto da Silva Ramos e José de Filippi Júnior. Em 1996 a cidade reelegeu Menezes, então no PSB, quatro anos depois Filippi volta a assumir a cidade por mais oito anos e fez o seu sucessor, Mário Reali, que não foi reeleito.
Taka Yamauchi surgiu no cenário como uma revelação em 2016, ficando em 4° lugar com 12,6% do eleitorado. No primeiro turno deste ano o candidato do PSD teve 15,42% do eleitorado (31.301 votos), superando o vereador Ricardo Yoshio (PSDB) por 1.575 votos. Na primeira parte do pleito Filippi teve a 45,65% (92.670 votos).
O Instituto ABC Dados ouviu 600 pessoas durante os dois dias da pesquisa que foi registrada sob o número no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 05931/2020. A margem de erro da pesquisa é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos.
Confira a íntegra da pesquisa: