Pesquisa ABC Dados publicada nesta sexta-feira (27/11), dois dias antes do segundo turno em Mauá, coloca Marcelo Oliveira (PT) na frente do prefeito e candidato à reeleição Atila Jacomussi (PSB). A pesquisa aponta que o petista está com 38% dos votos e o socialista com 34%. No entanto, dentro da margem de erro de 4 pontos percentuais, para mais ou para menos, os dois estão tecnicamente empatados.
Se considerados apenas os votos válidos, excluindo-se os brancos e nulos, Marcelo Oliveira tem 53% das intenções de voto, contra 47% de Atila Jacomussi. O Instituto ABC Dados perguntou ainda aos entrevistados se a escolha era definitiva ou se o eleitor ainda poderia mudar. O resultado foi que 75% estão certos do voto e 22% consideram a possibilidade de mudar; 3% não souberam responder.
Atila venceu o primeiro turno das eleições em 15/11, obtendo 70.490 votos que corresponderam a 36,48% das urnas. A disputa maior ficou no segundo lugar, entre Marcelo Oliveira e Juiz João (PSD), os dois disputaram voto a voto o direito de disputarem o segundo turno, no fim o petista levou a melhor por apenas 655 votos.
A pesquisa ABC Dados mostra que Atila tem mais intenções de votos às vésperas do segundo turno do que teve de fato no primeiro. Mas o adversário foi quem mais cresceu, o que pode ser explicado por apoios recebidos, entre eles o do ex-prefeito Donisete Braga (PDT) e Mauro Roman (PRTB). O terceiro colocado, Juiz João, anunciou neutralidade, ou seja, que não iria apoiar nenhum candidato no segundo turno.
Na pesquisa espontânea, aquela em que o eleitor expõe em quem vai votar, Atila Jacomussi leva uma sensível vantagem sobre Marcelo Oliveira. O socialista crava 30% das intenções contra 28,3% do petista. Na pesquisa estimulada, em que o pesquisado escolhe o nome do candidato em um disco apresentado pelo pesquisador, a vantagem de Oliveira aparece com 38% das intenções contra 34% de Jacomussi.
A intenção de voto em Marcelo Oliveira é maior entre as eleitoras. O petista teve 37% dos votos femininos enquanto socialista teve 29% do voto feminino. Entre os jovens entre 14 e 25 anos, Oliveira tem maioria; 51% contra 33% de Jacomussi. O candidato petista também vence nas demais faixas de idade, mas o eleitorado do prefeito candidato a reeleição está mais concentrado no público mais idoso. Segundo a pesquisa 52% dos maiores de 60 anos votam no socialista, enquanto que 24% preferem o candidato do PT.
A pesquisa foi realizada entre os dias 25 e 26/11, com 600 eleitores, e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o nº SP-01256/2020.
Veja a íntegra da pesquisa: