
Aglomeração de pessoas com muita bagunça, usuários de drogas e álcool, além da ocupação irregular de terreno que deveria ser uma área de lazer, essa é a situação da calçada na rua dos Dominicanos, altura do numeral 800 no Jardim Santo André, em Santo André. De acordo com os moradores o local reúne grande número de pessoas, principalmente à noite e os problemas de segurança no bairro aumentaram. O terreno é de propriedade da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional Urbano).
“Essas barracas estão acabando com o bairro, os imóveis sendo desvalorizados, não se pode nem pegar um carro de aplicativo, porque eles cancelam a corrida”, comenta o morador que pediu para não ser identificado. Em 2017 o RD já fez reportagem sobre a ocorrência de pancadão na mesma via.
“Nessa pracinha que tem em frente aos prédios da CDHU estão colocando barracas, trailers e até container para vender bebidas e outras coisas, trazendo muita sujeira, bandidos e usuários de drogas. Prefeitura, CDHU e o Ministério Público já foram informados, mas nenhuma providência foi tomada”, lamenta o morador.
A Secretaria de Segurança Cidadã da prefeitura de Santo André informou que atua nesta região junto às forças policiais, no sentido de realizar operações específicas para o combate aos chamados pancadões, mas informa que pouco pode fazer na área onde estão as barracas que é de propriedade da CDHU.
A CDHU foi procurada pelo RD. A assessoria de imprensa da companhia estatal disse não ter conseguido levantar todas as informações até o fechamento desta reportagem.