O governador João Doria (PSDB), o secretário estadual de Cultura, Sérgio Sá Leitão, e a deputada estadual Carla Morando (PSDB) inauguraram na tarde desta quarta-feira (30/09) a Fábrica de Cultura de São Bernardo, a décima segunda do estado e a primeira com o conceito 4.0, mais voltado a cursos culturais e tecnológicos. Leitão revelou com exclusividade ao RDTv que as demais fábricas de cultura seguirão o mesmo modelo e adiantou também que o teatro da unidade de Diadema está pronto para receber espetáculos tão logo seja autorizado pela prefeitura esse tipo de evento.

“Foi um momento especial e emocionante. Ainda não tem outro igual, em São Bernardo estamos criando o modelo da Fábrica de Cultura 4.0. As demais 11 no modelo anterior, tem cursos voltados para as linguagens e expressões artísticas tradicionais, estúdios e áudio e vídeo e alguma coisa de animação e programação. Com a 4.0 agregamos artes digitais, com inovação tecnológica, robótica, drones, programação, games, espaços maker e coworking, temos praça digital com mobiliário e wi-fi, ou seja, estamos agregando o digital e a tecnologia e sim fica mais contemporânea, com a cara do século XXI. Queremos dar oportunidade nessas áreas que tem grande empregabilidade. Será um modelo para as novas fábricas e para remodelação das anteriores. Esse é o planejamento”, explicou o secretário estadual.
O funcionamento da Fábrica de Cultura 4.0 de São Bernardo será feito em três etapas sendo que a primeira com 640 vagas em 32 cursos tem início no dia 7 de outubro com aulas on-line e que após a pandemia passarão a presenciais. Leitão disse que foram recebidas 1,5 mil inscrições que ainda estão abertas, mas há uma fila de espera. Novas vagas serão abertas com o andamento dos cursos. “Depois vamos abrir a biblioteca praça digital e áreas de produção e difusão cultural com apresentações, espetáculos, workshops e oficinas”, anuncia.

Sérgio Sá Leitão também disse que a Fábrica de Cultura de Diadema deve abrir seu teatro assim que for autorizado pelo município e o espaço será o mais moderno do ABC. “Estamos com toda a parte de teatro e camarins 100% implementada, aguardando autorização da prefeitura. Teremos em Diadema um dos melhores teatros de São Paulo em termos de conforto e equipamentos. O local vai receber a produção local e espetáculos profissionais também”, anunciou.
Capacidade
A implantação de todos os cursos e atividades vai ser feita até o final do ano que vem. “Temos um padrão de exigência muito grande quanto a qualidade dos cursos. Até o fim do ano estaremos com 100% da capacidade e então nós teremos 302 cursos por ano com 4,5 mil vagas e 40 mil pessoas atendidas por mês em atividades de fruição e difusão. É um equipamento que vai fazer a diferença para a vida desses jovens que terão formação profissional de altíssima qualidade nessas áreas”, disse Leitão. Os cursos são voltados para crianças e jovens de 10 a 24 anos.