
Os moradores suportaram o que deu, mas agora não aguentam mais o movimento do tráfico de drogas que acontece 24 horas por dia na passagem Três de Dezembro, no bairro Jardim Canhema, em Diadema. O ponto de distribuição é antigo, a polícia já fez algumas prisões no local, uma aconteceu no ano passado e foi apreendida grande quantidade de entorpecentes, mas os moradores dizem que quando isso acontece, é só a polícia virar a esquina que o movimento recomeça.
Dia e noite, não importa a hora, o comércio não pára. A via é uma rua estreita como muitas de núcleos habitacionais e o atendimento é feito no andar superior de uma casa. Os compradores chegam à pé ou de carro e vão formando fila. O dinheiro é colocado em uma bolsa de moedas amarrada a um barbante, que é puxada e volta com o entorpecente.
O movimento é intenso e ficou ainda maior na quarentena, é o que relata Marcos (nome fictício) que mora no bairro e procurou o RD para relatar a situação. Ele conta que os moradores convivem com a situação porque têm medo. Segundo ele os usuários acabam fazendo o consumo do entorpecente na própria vizinhança, onde vivem famílias, há crianças brincando na rua. Tudo acontece à noite e de dia sem nenhum tipo de intervenção. Homens armados fazem a segurança do local.
O 3° Distrito Policial e a 1ª Companhia do 24º Batalhão da Polícia Militar são os responsáveis pela segurança naquela área. O RD solicitou à Secretaria de Segurança Pública entrevista com porta-voz da Polícia Civil ou da PM para comentar o assunto, mas recebeu apenas uma nota. “O policiamento na área citada é realizado pela 1ª Companhia do 24º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano e reorientado, quando necessário, com base na análise dos índices criminais. Os setores de inteligência da Polícia Civil mantêm um trabalho investigativo visando à identificação e prisão de traficantes que agem no local. Além disso, as polícias apoiam ações de saúde e assistência social aos usuários de entorpecentes realizadas pelas prefeituras dos municípios. De janeiro a julho deste ano, em comparação aos mesmos meses de 2019, ações das polícias paulistas resultaram na prisão/apreensão de 383 pessoas na área do 3º Distrito Policial de Diadema. Somente em setembro deste ano, agentes da Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes (Dise) prenderam seis pessoas em flagrante por tráfico de drogas na região”.