Inimigos políticos no passado, o deputado federal Alex Manente (Cidadania) e o prefeito de São Bernardo, Orlando Morando (PSDB), resolveram unir forças para a campanha eleitoral que começa no final do mês. Nesta quinta-feira (10/9), o parlamentar oficializou seu apoio para que o tucano seja reeleito. Segundo Manente, o formato da atual gestão foi primordial para que as “divergências pessoais” fossem deixadas de lado.

Inclusive Alex não escondeu os problemas que ambos tiveram desde que foram vereadores, depois deputados estaduais e as disputas pelo comando do Paço como a de 2016 quando foram para o segundo turno e Morando acabou vencendo após Manente receber um apoio informal do PT, em meio a chamada “onda azul” que elevou campanhas do PSDB na época.
“Não é fácil para mim deixar as divergências pessoais que tivemos ao longo das nossas carreiras de lado, mas esse é um momento de pensarmos em uma nova política, deixar questões pessoais de lado para pensar na cidade e na população, e aí eu tenho que reconhecer que ele tem feito um grande trabalho para nossa cidade, especialmente para aqueles que mais precisam”, disse Manente no vídeo.
Na mesma publicação, o deputado federal ressaltou obras que foram entregues e os investimentos realizados em meio a pandemia do novo coronavírus, inclusive ressaltando em dois momentos a frase ‘cuidando de gente’ que pode ser usada na futura campanha eleitoral de Morando.
Esperado
A decisão de Alex Manente em apoiar Orlando Morando não é considerada uma surpresa nos corredores políticos de São Bernardo. Desde o ano passado havia um processo de migração de boa parte dos apoiadores do deputado federal para a base do atual prefeito são-bernardense. A situação ficou ainda mais clara quando Manente oficializou que não disputaria novamente o cargo de chefe do Executivo.
Além disso, em junho Orlando e Alex apareceram juntos em um vídeo em que o tucano agradeceu as emendas destinadas pelo parlamentar para ajudar o município. Apesar do deputado federal ter um histórico em ajudas para o município, inclusive chegando a cobrar Morando pela destinação das verbas, foi a primeira vez que ambos se reuniram para trata sobre este tipo de assunto.
https://www.facebook.com/orlando.morando/videos/629913677867952/
Com a decisão desta quinta, será a primeira vez que não haverá uma divisão neste grupo, algo considerado como um dos pontos que ajudaram nas vitórias de Luiz Marinho (PT) em 2008 e 2012. Lembrando que Marinho já foi homologado para tentar retomar o comando da Prefeitura de São Bernardo.