
Greta (Julia Lemmertz) apronta mais uma contra Diara (Sheron Menezzes), em Novo Mundo. Ressentida por ouvir poucas e boas da cunhada, a viúva negra se vinga se aliando a Sebastião (Roberto Cordovani). Ela lhe conta que Mathias (Renan Monteiro) ajuda Diara a libertar os escravos e o comerciante arma uma emboscada para prendê-los.
Na Corte, a austríaca também encontra Ferdinando (Ricardo Pereira) e demonstra toda a sua raiva por ter sido abandonada por ele no dia do casamento. Ele pede desculpas, alega que a intenção nunca foi casar, já que ainda ama a finada Letícia (Maria João Bastos). Mas Greta não se comove com as palavras e, aos gritos, para que os fofoqueiros de plantão Licurgo (Guilherme Piva) e Germana (Vivianne Pasmanter) escutem, faz acusações contra Diara. Ferdinando rebate as calúnias, no entanto, Greta aproveita a plateia e põe mais lenha na fogueira.
Na calada da noite, Mathias liberta novos escravos de Sebastião e os leva para o quilombo, enquanto isso Diara é avisada que ele levou um tiro. Ao chegar ao local, ela o encontra são e salvo e não entende. Eis que chega Sebastião e a polícia, que lhes dá voz de prisão.