
O segundo colocado para o cargo de prefeito de Diadema nas eleições de 2016, Wagner Feitosa, o Vaguinho do Conselho (Solidariedade) garante que estará de volta às urnas deste ano. Na ocasião ele foi para o segundo turno contra o então prefeito Lauro Michels (PV) que acabou reeleito. Depois daquele pleito Vaguinho não se candidatou mais, pois pairava sobre ele uma ação de abuso de poder econômico relacionado a um episódio dentro da Igreja Universal da cidade. Ele sempre alegou inocência e nesta terça-feira (18/08) uma decisão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) gerou a jurisprudência que precisava e ele já se considera candidato.
O TSE julgou o caso vereadora de Luziânia (GO) e pastora da Assembleia de Deus, Valdirene Tavares dos Santos (Republicanos) que foi acusada de usar sua autoridade e posição igreja para se promover. Ela foi reeleita em 2016. O placar foi de 6 a 1. Apenas o ministro Edson Fachin considerou que essa modalidade pode ser considerada um abuso.
O processo de Vaguinho ainda não foi julgado, mas no entendimento do seu advogado, uma medida cautelar pode validar sua candidatura. A chapa de 2016, composta por Vaguinho e a ex-vereadora Cida Ferreira (PMDB), acabou sendo enquadrada depois de uma declaração da peemedebista no interior da Igreja Universal pedindo votos. Vaguinho então ficou inelegível, mas com a recente da decisão da corte eleitoral, já aumentou seu ritmo de articulação política.
“Eu hoje posso dizer que sou candidato. O Solidariedade tem uma chapa completa de vereadores e estava bem próximo de uma composição com o PT. Agora essa decisão do TSE me isenta de qualquer acusação. Eu sempre estive convicto da minha inocência porque não fui eu quem pediu voto. Hoje o Solidariedade mira uma candidatura própria, mas não podemos descartar uma composição”, comentou.
Há quase quatro anos o então vereador Vaguinho, à época pelo PRB, que hoje se chama Republicanos, conseguiu 42.596 votos (21,85%) no primeiro turno e levou a disputa com Lauro Michels (PV), que teve 93.772 votos (48,10%) para o segundo turno. Na segunda ida dos eleitores às urnas o verde conseguiu a vitória por 113.585 sufrágios (57,67%) contra 83.362 (42,33%).