Concessão de crédito a empresas via desconto de duplicatas sobe 21,1% em junho

Em meio aos efeitos da pandemia do novo coronavírus sobre a economia, as concessões de crédito para empresas aumentaram em diversas modalidades. Dados divulgados nesta quarta-feira, 29, pelo Banco Central mostram que as concessões de crédito via desconto de duplicatas e recebíveis cresceram 21,1% em junho ante maio, para R$ 30,650 bilhões.

No caso do desconto de cheques, houve alta de 1,3% e, na antecipação de faturas de cartão, ocorreu avanço de 34,6%. Os dados não levam em conta eventuais ajustes sazonais.

Newsletter RD

Os números do BC mostraram ainda que, em junho, a concessão de crédito para capital de giro subiu 12,0%. Dentro desta rubrica, o capital de giro com prazo inferior a 365 dias caiu 25,2%, enquanto operações com prazo maior tiveram alta de 41,5%. Já o capital de giro na modalidade teto rotativo recuou 20,1%.

Conforme o Banco Central, no caso da conta garantida para empresas, as concessões aumentaram 6,4% em junho ante maio. Já o cheque especial para pessoas jurídicas registrou redução de 13,2% nas concessões no mês passado.

Os dados apresentados nesta quarta-feira pelo BC são influenciados pelos efeitos da pandemia, que colocou em isolamento social boa parte da população, reduzindo a atividade das empresas e elevando o desemprego. Com a carência de recursos, as empresas aumentaram a demanda por crédito nos bancos, o que influencia os números de concessões. Existem reclamações recorrentes, entre as empresas, de dificuldades de acesso ao crédito neste momento de crise.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes