Com quase dois anos de atuação no ABC e 1,2 mil alunos matriculados, a Universidade São Judas dribla os desafios da pandemia com readequação das aulas e o processo seletivo, a fim de garantir qualidade de ensino e acessibilidade a todos. O diretor da unidade de São Bernardo, Pedro Fabiano, e a consultora Jessica Goltari, foram os entrevistados do canal RDtv, nesta quarta-feira (8/7), quando falaram sobre as mudanças feitas para enfrentar o período de isolamento social, além do desempenho, projetos e meta de ter 5 mil alunos até 2023.
Pedro Fabiano conta que a unidade já acumula parceria com 120 empresas da região para garantir o acesso à educação da São Judas. “Começamos com 500 alunos e já estamos em 1,2 mil”, comemora. A meta é expandir para 5 mil matriculados, possibilidade que a estrutura da unidade já permite, mas que ampliará ainda mais o espaço físico das instalações atuais . “Viemos ao ABC para ficar. Estamos construindo uma relação de confiança”, avisa.
No último sábado (4), quando realizou o vestibular para os cursos de graduação, a universidade registrou recorde de inscrições, fato que atribui ao novo sistema virtual, por oferecer conforto e acessibilidade. “Nossos vestibulares, agora feitos em formato online, garantem que o candidato não precise sair do conforto de casa para realizar a prova, o que impede atrasos e, muitas vezes, cancelamento de compromissos”, diz Jessica.
A próxima prova acontece no dia 18 deste mês. Para se inscrever, basta acessar usjt.br/vestibular/ e se cadastrar para concorrer gratuitamente. “O estudante ainda disputa a uma bolsa de estudo de até 100%. Nossa plataforma tem processos de segurança que nos permite acompanhar o aluno durante toda a prova”, destaca.
Investimento no digital
A universidade olha para a inclusão de pessoas com algum tipo de necessidade especial, como problema de visão e dislexia, que podem realizar a prova via Zoom e com o auxílio da instituição, que realiza a leitura da prova, método que já aplicava no presencial. Comemora as aulas realizadas ao vivo por meio da plataforma Ulife, nos mesmos horários do offline. Os cursos online já funcionavam, agora a instituição reforça o sistema de ensino híbrido.
Pedro Fabiano diz que, como a universidade já possuía familiaridade com o sistema próprio virtual, os professores foram preparados para este o momento de pandemia. “Nós já possuíamos uma plataforma online da universidade que disponibiliza os conteúdos das disciplinas, atividades e notas, por isso os educadores se adequaram perfeitamente”, explica.