
Mesmo em meio a tempos difíceis para a educação, a estudante da escola estadual Educador Pedro Cia, em Santo André, Giovanna Coelho Bosso, de 16 anos, mostra que há esperanças ao acumular grandes conquistas em sua trajetória escolar, boa parte delas, adquiridas durante o período de quarentena. Dentre elas, uma bolsa de estudos CNPQ, pela qual foi contemplada após a apresentação do projeto “Produção de Compósito tricomponente a partir de casca de amendoim e resíduos de rochas ornamentais”, desenvolvido junto a Rosemeire de Oliveira, docente de Química, na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace).
A professora, que acompanha o ensino da garota desde o ano passado, quando foi responsável pela disciplina de pré-iniciação científica que Giovanna fez parte, se orgulha da história da aluna, que é sinônimo de muita motivação. “Acredito que a trajetória vitoriosa da Giovanna possa servir de inspiração para muitos estudantes, principalmente nessa época tão difícil para a educação, mostrando que é possível quando se acredita e se tem foco”, declara.
Recentemente, a estudante conseguiu o terceiro lugar na primeira Feira Brasileira de Jovens Cientistas 2020 (FBJC), encerrada no último dia 28, onde também recebeu o Prêmio Interdisciplinaridade em Engenharia Mecatrônica da USP. “Desde a infância já me interessava pelo meio científico. Mas acredito que esse interesse foi aflorado quando comecei a ter aulas de química no 8° ano do ensino fundamental, me vi fascinada pela área”, expressa a jovem.
Mas as conquistas não param por aí, a aluna do segundo ano do ensino médio submeteu em abril, juntamente com a sua orientadora, um artigo científico no Condequi (Congresso Online Nacional de Química), e teve seu resumo de artigo publicado nos Anais do referido Congresso. “Não tenho palavras suficientes para mensurar o tamanho da importância que a professora passou a ter em minha vida. Vi nela alguém para me espelhar, e com certeza será uma pessoa da qual nunca esquecerei”, diz, grata pelo apoio da docente.
Quando questionada sobre o que a motivou para manter o foco e dar continuidade ao projeto mesmo durante as dificuldades atreladas a pandemia, Giovanna diz que pensar no futuro foi essencial para compreender os seus anseios, e que os momentos de incerteza são comuns. “Compreender o que eu quero futuramente, não só para a minha vida acadêmica e profissional, mas também meus objetivos enquanto pessoa, o que querendo ou não, será um reflexo das decisões que estou tomando agora, me ajudou bastante”, completa.
Para finalizar, a jovem deixa um recado aos estudantes e diz que, apesar do momento desafiador, grande parte das suas conquistas, vieram durante a quarentena, fato que a estudante nunca imaginou. “Gostaria de dizer aos estudantes que assim como eu possuem sonhos e objetivos de vida, o seguinte: trabalhe com foco, determinação e confiança, pois nada é impossível a partir do momento em que nos permitimos tentar”, conclui.