Os pacientes do Hospital de Campanha de Ribeirão Pires contam com importante ferramenta para manter o contato com seus familiares durante o período de internação. Com as restrições de visitação na unidade, necessárias para controlar a disseminação do coronavírus, profissionais de saúde municipal estão aproximando os pacientes de suas famílias por meio de chamadas de vídeo, utilizando um tablet.
O trabalho é feito por uma psicóloga da Prefeitura que está acompanhando todas as internações no Hospital de Campanha da cidade. “Estamos trabalhando para promover expectativas positivas nas pessoas. Quando um paciente chega, além da humanização do atendimento pelos profissionais da unidade, tentamos manter os vínculos familiares através de tecnologias. Fazemos a escuta reflexiva, o apoio e acompanhamos dos pacientes”, explicou a psicóloga Rosimary de Oliveira Pedrosa.
Rosa Rodrigues de Assis, de 72 anos, foi internada no Hospital de Campanha de Ribeirão Pires no dia 1º de maio. A paciente teve alta no sábado (9/5). Durante todo o período de internação, o acompanhamento dos profissionais da saúde e o uso de tecnologias manteve a proximidade com a família. “Isso nos confortou e ajudou na recuperação de minha mãe, que se sentiu mais segura e teve mais força pra melhorar”, contou a filha de Rosa, Nizete Rodrigues de Assis Lima, 47 anos.
Boletins diários
Todos os dias, os familiares dos pacientes internados no Hospital de Campanha de Ribeirão Pires recebem, às 16h, boletim médico com dados sobre estado de saúde. O Boletim é passado pelo médico responsável do plantão. Nesse momento, que também conta com o acompanhamento de psicóloga, os familiares podem esclarecer dúvidas e saber mais sobre como está sendo a internação do paciente.
O clínico geral Gabriel Brito, um dos plantonistas do Hospital de Campanha de Ribeirão Pires, ressalta a importância do boletim diário feito pelo próprio médico. “Nesse momento passamos como foi a noite do paciente, como está a evolução do quadro clínico. Além de tirar dúvidas sobre o atendimento, falamos também sobre a doença, já que há muitas informações incorretas sendo divulgadas sobre o coronavírus. Tudo isso traz mais conforto ao familiar. Depois disso, levamos o retorno desse encontro para o paciente, para evitar a sensação de abandono e incentivar sua melhora”.