
Roberto Rautenberg (Republicanos) renunciou ao cargo de vereador de Santo André. O pedido foi entregue à Mesa Diretora do Legislativo nesta quarta-feira (22). Após uma série de licenças realizadas desde o início do mandato, o agora ex-parlamentar abre um espaço para um suplente do PSB. Donay Neto protocolou o pedido para assumir a cadeira.
Durante seu segundo mandato, Rautenberg passou a maior parte do tempo licenciado e sem receber salário. Oficialmente nunca foi relatado o motivo do afastamento, apesar que extraoficialmente a informação é de que o então vereador passava por problemas de âmbito pessoal.
O republicano chegou a retornar ao cargo no final de 2018 para a votação da Mesa Diretora. Aliado do governo Paulo Serra (PSDB), Rautenberg foi para a eleição interna, pois o seu suplente, Jorge Kina (então no PSB) estava disposto a votar junto à oposição. Logo após o pleito que elegeu Pedrinho Botaro (PSDB) como presidente da Câmara, o legislador pediu uma nova licença.
Segundo o artigo 90, do Regimento Interno, a consolidação da renuncia ocorrerá após a leitura do pedido em plenário, o que ocorrerá na próxima sexta-feira (24), na sessão para a votação em segundo turno da mudança do regimento interno para permissão de sessões virtuais durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19).
Substituto
Uma hora após a renúncia de Roberto Rautenberg, o suplente de vereador Donay Neto (PSB) entrou com um pedido para assumir a cadeira. Em entrevista ao RDtv, o socialista considera que com a saída dos três primeiros suplentes da legenda, a vaga ficaria consigo.
“Estamos em uma situação diferente, pois a renúncia aconteceu após a janela eleitoral (finalizada no dia 4 de abril), assim o primeiro suplente dentro do PSB (que coligou com o Republicanos em 2016) sou eu, por isso que fiz o pedido”, explicou. A ordem dos suplentes é formada por Jorge Kina, Marcos da Farmácia, Oscar Martorelli e Donay. A expectativa é que a posse do novo vereador também ocorra na sexta.