Lewandowski chancelou entendimento do governo, diz Bruno Bianco

O secretário especial da Previdência e do Trabalho, Bruno Bianco, afirmou nesta segunda-feira, 13, que considera oportuna a decisão do ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), que deu validade imediata a acordos individuais entre empregados e patrões. “O ministro chancelou o nosso entendimento, reconheceu, até, quando disse de maneira muito positiva que esse já era o entendimento dele”, disse o secretário, durante participação em transmissão ao vivo realizada pela MAG Investimentos.

Nesta segunda-feira, o ministro Lewandowski negou recurso da União na ação que questiona o Programa Emergencial de Manutenção de Emprego e Renda, mas esclareceu que os acordos individuais firmados entre empregadores e empregados têm validade imediata.

Newsletter RD

“É uma decisão oportuna, que não causou nenhum prejuízo momentâneo”, afirmou o secretário na transmissão. “É uma decisão que já veio e trouxe segurança jurídica, muitos empregados e empresários já estão fazendo acordo”, disse.

Segundo Bianco, pelo programa do governo, os empregados podem, em acordo com as empresas, reduzir as jornadas e os salários, sem nunca reduzir o salário-hora nem ter uma remuneração abaixo do salário mínimo. Ele evitou, contudo, fazer qualquer tipo de projeção para o mercado de trabalho.

O secretário disse ainda que o programa terá longevidade de seis meses, com manutenção do contrato. Bianco, que disse que o País passa por uma crise, sem que saiba o tamanho das consequências econômicas, afirmou que o programa tem o objetivo de preservar empregos, empregados e empresas.

Bianco afirmou também que as medidas do governo para o mercado de trabalho somam quase R$ 200 bilhões, para formais e informais. São, segundo ele, mais de 50 milhões de pessoas que trabalham na informalidade.

O secretário, que disse estar convicto de que o programa atenderá 24,5 milhões de pessoas, afirmou ainda que o governo trabalha em uma segunda frente de trabalho focada no pós-crise.

Segunda frente

Bianco disse também que o governo está focado no desenho de medidas para o mercado de trabalho no “pós-crise”, mas não detalhou quais iniciativas estão sendo cogitadas. Ele afirmou apenas que as relações de trabalho sofrerão mudanças após a pandemia do novo coronavírus e que o governo tem “senso de oportunidade” para fazer aprimoramentos.

“Estamos todos os dias com a equipe focada no dia após a crise para que possamos proporcionar ao mercado de trabalho todos os meios necessários à sua retomada, o quanto antes, o mais rápido possível”, disse Bianco. “Várias coisas estão na mesa. Aquilo que não for absurdo que estamos ouvindo de sugestão estamos colocando na mesa e ponderando. Mas obviamente temos limitações orçamentárias”, acrescentou o secretário.

Segundo ele, o governo tem “possibilidades, necessidades e senso de oportunidade”.

De largada, Bianco explicou que a política lançada para os trabalhadores formais, que permite acordos individuais entre empresas e trabalhadores para reduzir jornada e salários ou suspender contratos, dura até seis meses. Isso porque a empresa pode implementar a política por até três meses e o vínculo é mantido por mais três meses após o fim da redução temporária.

“Qual é o nosso objetivo? Trabalhar com essa política, ela dura seis meses”, disse Bianco. “Temos em frente mudanças significativas de relações de trabalho, portanto muitas possibilidades para empregadores.”

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes