Em menos de três dias São Caetano faz 155 testes domiciliares para Covid-19

Atendimento é feito por alunos do curso de medicina da USCS. (Foto: Eric Romero/PMSCS)

O programa de testagem domiciliar para a Covid-19, lançado pela Prefeitura de São Caetano segunda-feira (06/04), já atendeu 155 moradores da cidade. Os testes ainda não ficaram prontos, mas duas pessoas foram internadas porque apresentavam sintomas mais graves que podem ser da doença.

São cerca de 4 mil kits destinados aos moradores que apresentarem sintomas do novo coronavírus (Covid-19). Após a coleta, o material é enviado para o Instituto de Medicina Tropical da USP (Universidade de São Paulo) e o resultado sai em até 48 horas.

Newsletter RD

Pessoas com tosse seca, febre e coriza podem fazer contato de duas formas para pedir o kit de testagem: pelo site coronasaocaetano.org Disque Coronavírus (0800 774 4002). O atendimento é feito por estudantes de quinto e sexto anos do curso de medicina da USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul). Tanto pelo site como pelo telefone o morador tem de responder questões que vão traçar o perfil do  estado de saúde. “É um algorítimo e o questionário foi validado pela USP. Através deste questionário se avalia se é caso de internação, de encaminhamento de kit de testagem ou se é caso apenas de acompanhamento”, explica a médica e secretária de Saúde, Regina Maura Zetone.

O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h, e aos sábados, das 8h às 12h. A capacidade de atendimento do laboratório da USP é de 300 testes por dia. Na segunda-feira foram realizados 34 atendimentos; na terça, outros 47; e para esta quarta-feira já estão agendadas visitas a 74 casas. A demanda crescente não preocupa a secretária, pois acredita que a capacidade será maior do que a necessidade de atendimento. “Não vai esgotar, dentro da nossa população vamos conseguir atender”, garante.

Assim que o morador procura o atendimento e o sistema diagnostica a necessidade do teste, os estudantes da USCS vão até a residência, juntamente com agente do PSF (Programa Saúde da Família), todos identificados e com equipamentos de proteção individual (EPIs). O morador receberá um vídeo explicativo para realizar a auto coleta, que consiste na retirada de secreções das narinas e da garganta com dois cotonetes. O material é entregue e encaminhado para o laboratório.

No caso de sintomas graves, como aconteceu com dois pacientes, o morador é orientado a procurar o serviço de saúde do município. Se não puder ou não tiver quem o leve, o morador pode acionar o Same (Serviço de Atendimento Móvel de Emergências) pelo telefone 156.

Hospital

Na cidade, o hospital de campanha, que está sendo montado no prédio do antigo Hospital São Caetano, deve ficar pronto até o fim desta semana. Segundo a secretária municipal de Saúde, só falta a instalação dos tanques de oxigênio. O novo hospital vai oferecer 40 leitos entre enfermaria e UTI (unidade de terapia intensiva).

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes