
O corpo de um homem foi retirado na manhã deste sábado (28/03) do prédio onde morava no Parque São Vicente, em Mauá. A vítima, um senhor de 67 anos, tinha vários problemas de saúde e a infecção pelo novo coronavírus, o covid-19 não foi confirmada, mas os exames foram requisitados ao Instituto Adolfo Lutz, laboratório de referência no estado para a doença.
A imagem da retirada do corpo já em uma urna funerária fechada e os profissionais todos paramentados com roupas e equipamentos de proteção chamou atenção dos vizinhos. As imagens postadas em redes sociais tiveram grande repercussão, mas a prefeitura afirmou em nota que o caso ainda depende de confirmação. “Informamos que todas as mortes de pessoas dentro das faixas etárias de maior risco e que apresentem sintomas parecidos com os do Coronavírus obedecem protocolos do Ministério da Saúde e Secretaria de Estado da Saúde, tendo sua remoção pautada por procedimentos de segurança e é realizado o teste para detecção ou não do vírus, encaminhados ao Instituto Adolfo Lutz. Não há confirmação se a morte foi efetivamente causada pelo vírus, aguardamos os resultados do teste”, informou a administração mauaense. A prefeitura destacou ainda que o paciente não estava na estatística de casos suspeitos.
Até sexta-feira (27/03) o número de casos oficiais de infecção pelo novo coronavírus em Mauá era dois, sem nenhum óbito. Neste sábado (28/03) o prefeito Atila Jacomussi (PSB) realizou blitzes com equipe da saúde em supermercados da cidade. Foram visitados a Coop no Jardim Zaíra, e os atacadistas Spani e São Jorge. Ele recomendou o uso de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) pelos funcionários.