A remoção de um paciente suspeito de infecção pelo novo coronavírus, no Pronto Atendimento da Vila Luzita, em Santo André, chamou a atenção de outros pacientes e outras pessoas que presenciaram profissionais da saúde paramentados com trajes especiais transferindo o paciente. As imagens enviadas por internautas ao RDTv, mostram pelo menos quatro funcionários da saúde removendo um homem em uma maca.
Em nota a prefeitura de Santo André informou que esse é o procedimento indicado para a transferência. Também informou que não há confirmação de que o paciente removido esteja infectado por coronavírus. “Não procede a informação que a paciente transportada é caso confirmado de coronavírus. Entretanto, doravante seguindo os protocolos internacionais da OMS e as recomendações do Ministério da Saúde, os profissionais de saúde envolvidos no transporte de pacientes e Samu devem estar devidamente paramentados de equipamentos de proteção individual (EPI), que são compostos por luvas, máscaras, óculos, capote ou avental cirúrgico impermeável”, informou a assessoria de imprensa da administração municipal.
A prefeitura informou ainda que se trata de uma mulher que foi transferida para o CHM (Centro Hospitalar Municipal). “Trata-se de paciente com comorbidades e não há detalhes do estado de saúde até o momento. O caso não é considerado suspeito”. Os números oficiais do coronavírus, mostram que Santo André tem seis casos confirmados da doença.
