
Agentes ambientais do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) participaram da Operação Sono Tranquilo, realizada no último sábado (14/3) em parceria com a GCM (Guarda Civil Municipal), a PM (Polícia Militar), a Polícia Civil e o Departamento de Controle Urbano da Prefeitura.
No total, 30 estabelecimentos foram vistoriados em 21 regiões da cidade, entre os bairros Jardim Las Vegas, Jardim do Estádio, Jardim Guarará, Vila Suíça, Condomínio Maracanã, Vila Guarani, Parque Gerassi, Sítio dos Vianas, Vila João Ramalho, Toledana, Cruzado e Jardim Santo André.
Atendimentos pontuais também foram realizados nos bairros Jardim, Silveira, Centro, Bangu, Vila Marina, Jardim Bela Vista, Vila Lucinda e Jardim Bom Pastor.
Além das notificações por excesso de barulho, que resultaram no encerramento imediato das atividades dos locais infratores, os agentes da autarquia também orientaram proprietários quanto à legislação vigente. Em 2020, a Fiscalização Ambiental do Semasa já emitiu 38 advertências ambientais e 28 Autos de Infração Ambiental (multa) por problemas relacionados à poluição sonora.
Em Santo André, o Semasa é o órgão responsável pela fiscalização de poluição sonora em estabelecimentos comerciais do município. As equipes trabalham 24 horas, em esquema de plantão, inclusive nos períodos noturno, sábados, domingos e feriados.
A população pode entrar em contato no momento da ocorrência pela Central de Atendimento (115) ou pelo site do Semasa (www.semasa.sp.gov.br), pois a solicitação é encaminhada de forma imediata à equipe de plantão para atendimento.