Achados e Perdidos: Veja como proceder

Mais de 52 mil pertences são deixados por ano nas estações de trem (Foto: Banco de Imagens)

Diariamente pessoas deixam milhares de objetos esquecidos em locais públicos e, para isso, empresas oferecem serviços de Achados e Perdidos afim de guardá-los até que seus donos retornem para buscá-los. Em 2018, mais de 160 mil documentos foram entregues aos postos dos Correios na tentativa de acharem os donos.

Na CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), mais de 52 mil pertences são deixados por ano nas estações de trem, entre eles estão documentos, guarda-chuvas e celulares. Estes itens são separados e passam por uma triagem para, se possível, identificar alguma forma de contato com o proprietário. Feito isso, são cadastrados e guardados. Após 60 dias, os objetos que não foram retirados pelos donos são encaminhados para o FUSSESP (Fundo Social de Solidariedade de São Paulo), já os documentos pessoais, como RG, são devolvidos aos órgãos expedidores e cartões bancários são destruídos.

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Caso o passageiro encontre um objeto perdido, deverá deixar com algum funcionário da CPTM na estação. A Central de Achados e Perdidos da CPTM fica na estação Palmeiras-Barra Funda e funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h, exceto feriados. O usuário também pode ligar e registrar a perda pelo telefone 0800-055-0121.

Para ajudar o cidadão a encontrar documentos perdidos, os Correios oferecem o serviço Achados e Perdidos, disponível em todas as agências centrais do país. A consulta à relação de documentos disponíveis para retirada pode ser feita em qualquer unidade ou no site dos Correios.

O serviço tem como objetivo encurtar o tempo e reduzir o custo da busca por documentos perdidos. Em 2018 mais de 160 mil documentos foram cadastrados para retirada, no entanto, apenas 4% deles foram procurados e devolvidos aos proprietários. Os demais são remetidos ao órgão emissor.

(Foto: Divulgação)

Aqueles que encontrarem documentos de terceiros podem depositá-los no guichê de qualquer agência dos Correios ou em caixas de coleta. Os documentos são guardados e ficam disponíveis para retirada durante 60 dias. Para retirar, o proprietário deve apresentar outro documento que comprove sua titularidade e pagar uma tarifa de R$ 5,70. Documentos sob a guarda dos Correios só poderão ser entregues aos proprietários ou seus representantes legais, devidamente reconhecidos. Caso seja constatado que o documento perdido esteja em uma cidade diferente da qual o proprietário se encontra, é possível fazer uma solicitação para que ele seja enviado à agência mais próxima.

No Poupatempo, 566 objetos foram encontrados em 2019. Todos os itens ficam à disposição dos proprietários por até 60 dias. Produtos perecíveis e itens não reclamados em até três meses são encaminhados como donativos para o Fundo Social de Solidariedade.

No caso de documentos e telefones celulares, os funcionários tentam localizar os donos através das informações disponíveis. Caso não seja possível, os documentos vão para os Correios e os telefones são encaminhados para doação.

As pessoas podem obter informações sobre objetos encontrados nos postos onde eles foram perdidos ou através do Disque Poupatempo, pelo telefone 0800 772 3633 (ligação gratuita). O interessado descreve o objeto perdido e, caso ele seja localizado, os funcionários entram em contato.

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