
Os trabalhadores da empresa Marfrig Frigoríficos Comércio Alimentos, de Santo André, estão com as atividades paralisadas desde as 0h desta quarta-feira (15/1) devido a possível fechamento da unidade. De acordo com informações do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias de Alimentação de São Paulo e Região, o boato de encerramento das operações do centro de distribuição da cidade ocorre desde o início do ano.
Rubens Gomes, responsável pelo sindicado no ABC, afirma que a Marfrig não emitiu nenhum comunicado sobre a situação e que os trabalhadores não têm acesso à posição oficial da empresa. “Faz mais de dez dias que eles estão trabalhando apreensivos, sem saber o que vai acontecer”, afirma. Ainda de acordo com Gomes, o sindicato enviou ofício à empresa na última segunda-feira (13/1), com pedido de posicionamento em até 48 horas. Após o ofício, que ainda não foi respondido, o desmonte das operações teria sido acelerado, com dispensa de fornecedores e esvaziamento do almoxarifado. “Depois disso, não deu para esperar as 48 horas, aí resolvemos paralisar as atividades”, diz.
Josenildo Antonio da Silva, dirigente de base do sindicato que acompanha a paralisação desde o início, afirma que as atividades não serão retomadas enquanto a Marfrig não se pronunciar sobre o assunto e marcar assembleia com trabalhadores e sindicato para discutir os rumos da unidade de Santo André. “Estamos tentando contato com a empresa, mas eles estão se esquivando. Queremos marcar a reunião para hoje, à tarde, ou amanhã. Caso até amanhã ninguém tenha respondido nada, a gente vai continuar com a paralisação”, afirma.
Procurada, a Marfrig não respondeu aos questionamentos até o fechamento da matéria.