
Em meio aos grandes centros urbanos, acostumar-se com o cinza é comum. No entanto, existem artistas empenhados em quebrar esse padrão monocromático e levar cor, vida e arte para os muros. Caso do grafiteiro Edinho Street, que em homenagem ao aniversário de Diadema, celebrado em 8 de dezembro, idealizou um mural que mescla técnicas de grafite e fotos antigas da cidade, memórias que vão decorar o muro próximo ao Parque do Paço, na entrada da cidade.
De acordo com o artista, que nasceu, cresceu e mora na cidade, a ideia é enfeitar pontos que passam despercebidos pelos moradores. “É um lugar próximo à linha de trólebus em que as pessoas vão poder sair do ‘cinza’ e se distrair”, afirma. O painel com tamanho de 25 m² é feito em estilo Stencil Art – utiliza estênceis feitos de papel e papelão – assinatura de Edinho, que mescla cores escuras e vibrantes.
A temática escolhida é totalmente relacionada à proposta de homenagear a cidade e ampliar o acesso à arte e cultura. Fotos dos anos 1940 e 1950 da represa Billings, avenida Alda, praça da Moça e do Centro são retratadas pelo artista, que tem intuito de mostrar um pouco mais da produção cultural do município e fazer com que mais pessoas possam ver como a cidade mudou através dos anos. “Sinto que isso é pouco divulgado. As pessoas têm pouco contato com a história e com a cultura da cidade. Existe arte, fotografia e cultura, e isso precisa ser mostrado”, afirma.
Apesar de a pintura ter sido iniciada somente na última segunda-feira (2), o projeto foi idealizado há mais de 20 anos. A demora a desenvolver o projeto, de acordo com o artista, se deu pela falta de recursos e autorização, no entanto, a sensação de tirar a ideia dos papeis e levar aos muros, é gratificante, diz. “É uma sensação completa de realização. Poder mostrar minha cidade, por meio da arte, para todo mundo ver não tem preço”, declara.
Para 2020 assim como para os próximos anos, Edinho diz esperar o desenvolvimento de mais ações culturais que aproximem crianças e adolescentes ao street art e grafitti, principalmente como forma de mudar a vida dos jovens e afasta-los do mundo do crime. “Gostaria muito de que mais pessoas se aproximassem da arte, porque isso muda vidas e destinos”, afirma.
O painel em comemoração ao aniversário de Diadema está localizado na altura do número 1.198 da avenida Antônio Piranga, próximo ao Parque do Paço e deve ser finalizado nesta sexta-feira (6). Mais trabalhos de Edinho Street podem ser acompanhados no instagram do artista (@edinhostreet). (Colaborou Leticia Vasconcelos)