O que era para facilitar o atendimento de usuários do transporte público do ABC acaba por gerar transtornos nos terminais e estações e irritar muita gente. Máquinas instaladas para recarga e consulta de saldo de cartões, que dão acesso às linhas de trens e ônibus, não apresentam bom funcionamento e faltam funcionários para ajudar, o que atrapalha o dia a dia do munícipe.
O morador de Mauá, Jandulo Brito, utiliza o Bilhete Único para ter acesso à linha de trem e ir ao trabalho. Ao tentar validar os créditos do vale transporte disponibilizados pela empresa, teve dificuldades e não teve quem o ajudasse. “As máquinas acusam cartão inválido, portanto, não consigo validar meu saldo. Não sei utilizar as máquinas que são touch screen e nunca tenho quem me ajude, então preciso comprar o bilhete”, diz, decepcionado por ter de usar dinheiro para passagem bem no dia em que foi disponibilizado o benefício.
A recepcionista Erica Nascimento, 34, já teve mais de um problema com a máquina do terminal de ônibus de Santo André, que já danificou o cartão duas vezes. “Eu fui tentar fazer recarga e a máquina queimou o cartão. Precisei pedir dinheiro a terceiros para conseguir voltar para casa”, explica. Erica também aponta problemas com o sistema de pagamento por meio de cédulas na máquina. “Não é sempre que a máquina aceita notas de dinheiro, isso dificulta muito a compra de créditos para o cartão”, conta.
O metalúrgico Thiago Martins, 27, enfrenta problemas similares ao de Erica ao tentar fazer o pagamento da recarga do cartão com dinheiro na máquina do terminal de ônibus de São Bernardo. “Já aconteceu de a máquina engolir a nota e não efetuar a recarga do cartão, precisei solicitar reembolso da quantia perdida”, explica.
Além de problemas para comprar créditos nas máquinas, o comprovante de pagamento das recargas raramente está disponível por falta de papel, segundo usuários. “Nunca tem papel disponível para imprimir o recibo de pagamento, se der algum problema na hora de passar o cartão não tem como comprovar a recarga”, reclama.
A concessionária Metra, responsável pelos funcionários, esclarece que em todos os terminais contam com quadro de funcionários treinados para auxiliar as dúvidas dos usuários. Se compromete a intensificar o atendimento nos terminais para solucionar as dúvidas.
Já em relação aos problemas com as máquinas, a empresa AutoPass, responsável pelos cartões BOM e Bilhete Único, diz que não encontrou registros de reclamações sobre queima de cartões no terminal de Santo André e instrui os reclamantes a entrarem em contato com a empresa para que a mesma possa tomar conhecimento e apurar o ocorrido. Sobre o equipamento do Terminal de São Bernardo, informam que o sistema ficou sem funcionar por alguns dias após um alagamento, mas já foi substituído. A empresa declara que intensificou a manutenção de todos os equipamentos.