
Nada como um ambiente limpo, acolhedor e que promova bem-estar. Veja oito dicas de métodos da limpeza profissional que podem ser aplicados na limpeza doméstica, de acordo com a Abralimp (Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional). Há equipamentos e produtos que são encontrados em lojas especializadas e garantem maior eficácia, além de facilitar a rotina da limpeza.
1 – Tchau às gorduras da cozinha
Em uma cozinha há sujidades incrustadas como gorduras, restos de comida, doces, temperos e poeiras, que alimentam bactérias e comprometem a saúde das pessoas. Com isso, a limpeza deste ambiente deve ser feita com produtos multiuso, os desengraxantes à base de água que irão emulsificar as gorduras velhas. Para facilitar a remoção, é aconselhável o uso de fibras de limpeza para auxiliar na ação mecânica. O uso de água quente na diluição e enxágue melhora e acelera o processo. Quando houver impregnação de gordura em superfícies e paredes, um produto desengordurante pode ser utilizado. Nas superfícies em que a gordura é de difícil remoção, o detergente alcalino de uso profissional pode ser a solução.
2 – Os aspiradores dão fim a poeira
Poeira na sala, no quarto e em todo lugar, muito pó e pouco tempo. Para facilitar e diminuir o procedimento de precisar varrer e passar pano, utilize os aspiradores de pó que possuem escovas batedoras com filtros, que possibilitam a retenção do pó, para que o ar não torne a ser contaminado. É importante que a aspiração seja feita em um só sentido para evitar áreas de falhas.
3 – Piso brilhando
Quem não gosta de finalizar a faxina e ver o piso brilhando, não é mesmo? Para isso, basta aplicar o impermeabilizante, que deixa uma película protetora transparente e brilhante, tendo por finalidade proteger e facilitar a higienização.
4 – Práticas sustentáveis são cada vez mais bem-vindas
Repensar a forma como a água é utilizada e buscar maneiras para evitar desperdícios devem ser observados na limpeza destes ambientes. Entre as soluções sustentáveis disponíveis estão equipamentos e produtos que diminuem o consumo de água, como lavadoras de alta pressão para áreas externas.
5 – Produtos simples que podem ser utilizados para limpeza em casa
Há máquinas que facilitam e otimizam o trabalho de limpeza profissional: Sistema Mop Pó, que substitui a limpeza úmida pela seca com a mesma qualidade quando se trata de sujidades sólidas e soltas; e sistemas Mop Água, que possuem uma divisão de água limpa e suja e permitem a redução de água.
6 – Como lavar os panos coloridos, para diferentes ambientes, economizando água?
Os panos de microfibra, diferente dos panos de algodão, convencionais, absorvem mais água e sujidade em 200%. Os panos coloridos são ideais para a limpeza pois são separados por ambientes. A lavagem pode ser realizada em um único passo: colocá-los juntos de molho em solução com sabão líquido e depois torcer. Este processo não gera contaminação cruzada de banheiros x cozinha e vice-versa.
7 – Limpeza de carpetes
Os métodos mais adotados para limpeza em carpetes são a varrição ou a aspiração. Periodicamente, é comum a aplicação de shampoos para limpeza pesada, feita manualmente ou por máquinas e por empresas especializadas.
8 – Poltronas e cadeiras
Além de aspiração, poltronas e cadeiras devem receber cuidados para proteger o revestimento. Quando há sujidades como líquidos derramados, dependendo do material da cadeira, é preciso o uso de um produto específico, pois podem danificar facilmente.