Shoppings e o comércio de rua já se movimentam para o Natal. Exemplo vem das associações comerciais de Diadema e Mauá, que lançaram campanhas para sorteios de prêmios, como carros e viagens. O economista Jefferson José da Conceição, coordenador do Observatório de Políticas Públicas, Empreendedorismo e Conjuntura da USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul), diz essa movimentação, antes de datas importantes como o Dia das Crianças (12 de outubro) e Black Friday (29 de novembro) e 75 dias antes do Natal, pode ser tentativa de recuperação do comércio sobre a crise econômica ou entusiasmo excessivo do varejo.
Para a presidente da ACE (Associação Comercial e Empresarial) de Diadema, Vera Lucia Rocha, a campanha, que já está toda preparada, dará mais prêmios que em 2018 e a intenção de começar mais cedo é para envolver todo o comércio. “Tem de investir em toda a organização, preparar material gráfico”, diz. Vera considera que no Natal, apesar de qualquer crise, o consumidor sai às compras. “O brasileiro é muito esperançoso, por mais simples que seja ele não vai deixar de dar um presente”, comenta.
A campanha da ACE vai distribuir 74 prêmios, como viagens para Maceió e Fortaleza. Os prêmios, segundo Vera, serão fornecidos por meio de parcerias com as empresas locais. Os comerciantes adquirem kits compostos por materiais de divulgação e os cupons que vão distribuir aos clientes. Para a dirigente, apesar da economia nacional ainda não ter se recuperado ainda, as campanhas são formas de atrair consumidores e girar a economia. “Não dá para imaginar um ano sem campanha”, afirma.
Em setembro a Aciam (Associação Comercial e Industrial de Mauá) lançou a campanha Mega Natal de Prêmios, que vai sortear um automóvel Renault Kwid, uma Smart TV de 50 polegadas, um tablet e uma bicicleta aro 20. O cliente vai ganhar cupons no comércio para concorrer aos prêmios.
No Shopping ABC, em Santo André, ainda não há definição sobre a campanha, mas algumas lojas já foram enfeitadas com árvores de Natal e até comercializam itens para a decoração da ceia natalina. “Estamos fechando uma campanha belíssima”, diz Claudio Nembri, superintendente do centro de compras, sem adiantar a estratégia. Na cidade, o Atrium Shopping vai sortear um automóvel T-Cross a cada R$ 200 em compras e também se prepara para a chegada do Papai Noel, que virá num caminhão do Corpo de Bombeiros, cuja data ainda não está fechada, com animação de banda e atores.
Para economista da USCS, em geral, o comércio se atém às datas comemorativas, mas uma de cada vez. “O efeito da crise sobre as vendas se percebe nos dados e a previsão é de crescimento 2%, 3% até 5%, no máximo, se comparado com o ano passado, isso em perspectivas otimistas. Então essa movimentação pode significar um esforço para minimizar a crise”, analisa Jefferson José da Conceição, que chama atenção para aspectos o conjunturais, como a liberação do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) ou do 13° salário, cuja primeira parcela deve ser paga até 30 de novembro.
O economista também considera que o Natal já não é mais o protagonista de vendas e o consumo fica dividido ao longo do ano. “A sociedade tem mudado os hábitos de consumo ao espaçar os gastos ao longo do ano. O comércio eletrônico contribui para isso e já há algum impacto destas mudanças sobre o movimento do Natal, com a redução do peso que ele tinha antes, não sabemos quanto, mas já há certamente um impacto”, diz.