São Bernardo arrecadou R$ 2,1 milhões com a venda de 132 itens da frota municipal em desuso por meio de leilão eletrônico, encerrado na última semana. O montante arrecadado superou em quase 110% a meta inicial prevista pela Prefeitura, de obter valor de R$ 1 milhão com o pregão.
Com o fim do processo, a Administração fará nos próximos meses a aplicação dos recursos em projetos nas áreas de saúde e educação.
Promovido pela Sumaré Leilões, o leilão promoveu a venda de 129 modelos de veículos leves e pesados, cujos anos variam de 1984 a 2013, todos com direito a documento de transferência do Detran-SP. Na oportunidade, ainda foram arrematados um lote de veículo sucata, um lote de pneus sucata e um lote de tambores com óleo queimado.
Entre os itens vendidos, destaque para o veículo modelo Toyota Bandeirante, ano 1998, que foi adquirido com a melhor proposta do leilão eletrônico, no valor de R$ 43.400 mil. Iniciativa inédita adotada pela Administração, o leilão promoveu a venda de lotes que estavam em desuso desde que a atual gestão passou a adotar o transporte por aplicativo. Dos 139 itens disponibilizados para lances, apenas sete não receberam propostas, ficando disponíveis para futuros pregões.
Economia
Oficializada em julho de 2018, a troca da frota de carros oficiais pelo uso de aplicativo de transportes (99 Táxi) gerou, nos últimos 12 meses, economia de R$ 3,5 milhões aos cofres municipais. Além de diminuir o tempo de deslocamento de servidores, a medida também tem ajudado a Administração com relação a custos operacionais.
Em 2018, São Bernardo já havia arrecadado R$ 1,14 milhão com a realização do primeiro leilão para venda de parte da frota em desuso. Na oportunidade, 177 itens foram vendidos, entre carros, caminhões, camionetes, máquinas e embarcações.