
Com o intuito de preparar os jovens para o mercado de trabalho na área da tecnologia, o Itescs (Instituto de Tecnologia de São Caetano) recruta estudantes de 16 a 19 anos da escola estadual Prof. Rener Caram, no bairro Palmares, em Santo André, para o projeto Fábrica de Futuro.
Os alunos são convidados a participar de uma formação básica em tecnologia, vivenciar o dia-a-dia de uma empresa da área e participar de um processo seletivo para absorver esses jovens com trabalho formal em empresas do ramo.
Com duração de quatro meses, o programa possui aulas de duas horas, que ocorrem duas vezes por semana, na própria escola ou em empresas de tecnologia parceiras do projeto, sempre ministradas com matérias elaboradas e supervisionadas por professores de cursos técnicos estaduais, qualificados e contratados pelo Itescs.
O presidente do Instituto, Luiz Schimitd, conta que a motivação para a criação do curso foi a alta demanda do mercado de trabalho para a área de tecnologia. “O objetivo é instigar estes jovens a se interessarem pela área de tecnologia, já que há muitas vagas para poucos profissionais no mercado” diz.
Dez alunos vão ser selecionados com base em suas notas nas matérias de matemática e física. Aqueles que tiverem as melhores notas no final do semestre serão contemplados com o curso, que abrange computação, noções de lógica, empreendedorismo e programação básica, entre outras matérias.
O curso tem início em janeiro, ainda sem dia definido. Nos próximos meses, os alunos passarão por etapas de avaliação de rendimento na instituição de ensino.
Totalmente gratuita e feita em parceria com empresas do ramo – que disponibilizam recursos para materiais e locais de visitações, entre outros gastos, a formação é apresentada aos alunos por meio de palestras na escola.
O Instituto informa que há intenção de expandir a iniciativa para mais escolas futuramente.