
O Colégio Termomecanica (CTM), de São Bernardo, disponibiliza 188 bolsas de estudos para o ano letivo de 2020, são 80 vagas para Educação Infantil e 108 para a 1ª Série do Ensino Médio.
O processo seletivo para Educação Infantil é destinado a crianças nascidas de 01/04/2014 a 31/03/2015 e que não estejam matriculadas no Nível V, ou equivalente do Curso de Educação Infantil, no ano de 2019. A inscrição deve ser feita no site do Colégio Termomecanica e a seleção se dará por sorteio, baseado nos resultados da Loteria Federal. Já para o Ensino Médio, o ingresso é feito mediante Vestibulinho e as inscrições devem ser feitas no site da Vunesp.
Do total de vagas oferecidas, metade é destinada a candidatos com renda familiar mensal per capita de até 1,5 salário mínimo. Para esse tipo de bolsa, é necessário se inscrever para vagas sociais e comprovar o perfil socioeconômico no ato da matrícula, em caso de aprovação. Também é possível solicitar isenção da taxa de inscrição do Vestibulinho, para o Ensino Médio.
Com ensino intensivo, que desenvolve a potencialidade do aluno, e tem em vista a formação de um cidadão livre, responsável, autônomo, solidário, capaz de entender e de atuar na sociedade em que vive, dentro de elevados padrões éticos e morais, o Colégio Termomecanica possui em sua grade disciplinas como educação financeira, agricultura, robótica, idiomas, informática, cerâmica, modelismo, teatro, música e a prática de competências socioemocionais.
As aulas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental do Colégio Termomecanica ocorrem em período integral, das 7h50 às 15h45, de segunda a sexta-feira. As do Ensino Médio, em dois períodos: das 7h às 13h ou das 13h15 às 19h20, de segunda a sexta-feira. Aos sábados, são oferecidas aulas de apoio pedagógico, recuperação, simulados entre outros, das 7h50 às 11h20, para Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio.