Além do BRT (Bus Rapid Transit), os prefeitos realizaram uma série de “cobranças” sobre outras pautas do transporte público da região durante a reunião com o secretário de Transportes Metropolitanos do Estado, Alexandre Baldy, nesta quinta-feira (12). Os chefes de Executivo focaram nos pedidos de reforma das estações da linha 10-Turquesa, da CPTM (Companhia Paulista de Transportes Metropolitanos), além de intervenções em terminais de ônibus.
“Em Mauá, temos um total interesse nas estações da linha (10) Turquesa. Fiz alguns questionamentos ao secretário Baldy sobre as reformas, da programação que já estava instalada, da modernização da estação Mauá, estação Guapituba e da estação Capuava, principalmente na questão de acessibilidade”, disse o prefeito mauaense, Atila Jacomussi (PSB).
Questionado sobre os pedidos do socialista, o secretário afirmou que o assunto será colocado em pauta e que as reformas serão feitas conforme as possibilidades orçamentárias. “Nós vamos fazer essas reformas por causa do cidadão que precisa ter esse acesso. É uma questão de respeito pelas pessoas e estamos pensando nelas”, disse.
A princípio o governo estadual falou sobre a reforma de três estações da linha 10, entre elas, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, além da estação Capuava, em Mauá. A falta de acessibilidade nos equipamentos foi alvo de um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) assinado com o Ministério Público.
O prefeito de Diadema, Lauro Michels (PV), também fez ponderações. Baldy não especificou quais foram os pedidos, mas afirmou que todos serão levados para análise dos técnicos do governo do Estado. O fato de o município ter sido o único a não ser beneficiado pelos principais projetos fez com que os vereadores se revoltassem e pedissem algumas obras como as reformas nos terminais metropolitanos Diadema e Piraporinha.
Estação Pirelli
Sobre a obra da Estação Pirelli, em Santo André, não foi dado nenhum detalhe a mais sobre o assunto. Baldy apenas reafirmou que conversa com o prefeito andreense, Paulo Serra (PSDB), para tratar das últimas iniciativas sobre o assunto. A ideia é que o investimento seja feito a partir de verbas privadas. O projeto ainda não está concluído, mas também há a expectativa de início de obras para o próximo ano.
Metrô
O único projeto que não foi debatido durante o encontro desta quinta foi a linha 20-Rosa, do Metrô, que vai iniciar em São Bernardo. Conforme já antecipado pelo governador João Doria (PSDB), em julho, o projeto ficará para 2020, pois a princípio a primeira fase desta linha estava completamente projetada para a Capital (Moema-Lapa), e a segunda fase chegaria ao ABC.