O Instituto ABC Dados divulgou nesta quarta-feira (21), levantamento sobre São Caetano. Segundo a pesquisa, governo de José Auricchio Jr. (PSDB) tem avaliação predominante entre bom e regular, apesar das reclamações nas áreas de Saúde, Segurança Pública e os programas de combate a enchentes. Na corrida eleitoral, o tucano lidera tanto no questionário espontâneo quanto o estimulado.

Dos 400 entrevistados, 37% apontam que o atual comando do Palácio da Cerâmica presta uma gestão regular, 29% consideram o governo bom, 14% péssimo, 10% ruim e 9% avaliaram como ótimo. 1% não soube responder. Quando questionados sobre como avaliam a maneira de Auricchio governar 46% aprovam e 45% desaprovam. 9% não responderam.
“A avaliação do governo é algo muito importante, até mais do que a questão eleitoral. Estamos longe da eleição então as pessoas não estão pensando nisso agora”, disse Marcos Soares em entrevista ao RDtv. “A cidade de São Caetano está satisfeita com o prefeito, então isso facilita. Muitos podem considerar que seja um número tão alto de ótimo e bom, mas em uma cidade que não tem segundo turno isso acaba influenciado”, completou Maurício Mendrisz.
Sobre a obra ou serviço mais desejado para a cidade, 23% dos sul-sancaetanenses falaram sobre construções de postos de saúde, hospitais com mais vagas e a contratação de médicos. 6,5% falaram sobre o metrô e outros 6% falaram sobre a segurança, pedindo câmeras de monitoramento e o aumento do efetivo policial.
Na avaliação dos serviços públicos, a maioria tem avaliação de bom e ótimo acima dos 50%. Abastecimento de água (90%), coleta de lixo (83%), parques e áreas de lazer (78%) são as áreas com melhor avaliação. O trânsito (37%) e o combate a enchentes (20%) são as que apresentam a pior nota entre os munícipes.
Eleições
O ABC Dados também fez uma avaliação do cenário eleitoral do próximo ano. Na pesquisa espontânea (quando nenhum nome é apresentado ao entrevistado) 15,5% afirmaram que vão votar pela reeleição de José Auricchio Jr. Um percentual muito acima do segundo colocado, o vereador César Oliva (PL) que foi lembrado por 2,3% dos questionados. Gilberto Costa (Patriota) foi o terceiro com 1,5% e Fabio Palacio (PSD) foi lembrado por 1,3%.
O ex-prefeito Paulo Pinheiro (DEM), o presidente da Câmara, Pio Mielo (MDB), e o jornalista Walter Estevam (Repúblicanos) aparecem com 1% cada. O deputado estadual Thiago Auricchio (PL), o secretário Daniel Córdoba (PSDB) e a secretária Regina Maura (PSDB) estão empatados com 0,3%. Brancos e nulos estão somam 17,5% e outros 58,3% não souberam responder.
Na pesquisa estimulada (quando os nomes são apresentados ao entrevistado) Auricchio tem 21%, tecnicamente empatado com Palacio que foi apontado por 12%. Pinheiro aparece com 9%, Pio e Jaime Tortorello (PRTB) aparecem com 6% cada. Alan Camargo (Novo) e Tenente Villas Boas (PSL) aparecem empatados com 4%. Estevam e João Moraes (PT) estão com 2% cada. 22% afirmaram que vão votar em branco ou vão anular o voto. 12% não responderam.
O atual chefe do Executivo também lidera a pesquisa de rejeição com 27%. Outros 22% não votariam em Paulo Pinheiro. 10% não escolheriam por Moraes. Villas Boas foi rejeitado por 5%. Pio Mielo, Fabio Palacio, Jaime Tortorello e Walter Estevam foram rejeitados por 3% cada. Alan Camargo por 1%. 7% rejeitariam todos, outros 7% não rejeitam os pré-candidatos e 11% não souberam dar a resposta.
400 pessoas foram entrevistadas entre os dias 10 e 11 de agosto. A margem de erro é de 5% para mais ou para menos. Os resultados da pesquisa têm 95% de confiança.